Nesta segunda-feira (8), ocorrerá um eclipse solar total visível no México, Estados Unidos e Canadá, com início do fenômeno parcial às 12h42 e ponto central às 15h17.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, lançando uma sombra sobre a Terra, podendo resultar em um eclipse solar total, como este. Este fenômeno é considerado especial devido à sua curta duração e faixa limitada de visibilidade.
Curiosidades sobre o fenômeno
Apenas uma pequena parte da população mundial terá a oportunidade de testemunhar o eclipse total desta vez, devido à faixa de visibilidade limitada a certas regiões da América do Norte. De acordo com uma estimativa do site Time and Date, somente 0,55% da população mundial está nos países em que o eclipse poderá ser visto de maneira total.
O tamanho aparente dos corpos celestes envolvidos é crucial para a ocorrência do eclipse, já que o Sol é muito maior que a Lua, mas o alinhamento e a distância fazem com que pareçam do mesmo tamanho.
O eclipse tem uma duração breve, geralmente de 4 a 5 minutos, podendo durar até 7 minutos e meio em certos pontos da faixa de visibilidade. Além disso, a visibilidade depende do céu estar claro, pois o fenômeno não é visível se o céu estiver nublado.
Cada eclipse solar é seguido por um eclipse lunar na próxima fase da Lua, devido às inclinações das órbitas envolvidas. Com o tempo, os eclipses solares totais se tornarão mais raros devido ao afastamento gradual da Lua da Terra. Porém, é previsto para levar cerca de 600 milhões de anos para que não ocorram mais eclipses solares totais.