Recentemente, a OpenAI, criadora do ChatGPT, se envolveu em uma controvérsia ao lançar um novo assistente de voz. “Sky“, chamou a atenção por sua semelhança com voz a da atriz Scarlett Johansson. A crítica de cinema do The Times, Alissa Wilkinson, observou que a voz lembrava a da atriz, descrita como “um pouco do tom claro e baixo de Scarlett, com um toque de frieza vocal”.
Reação da atriz
Scarlett Johansson, ao ouvir a voz, ficou “chocada, irritada e incrédula”. Ela contatou um advogado para explorar medidas legais. A atriz já havia sido convidada pela OpenAI para emprestar sua voz ao assistente, mas recusou por “motivos pessoais”. No entanto, a semelhança entre sua voz e a voz da assistente gerou grande desconforto.
Na última segunda-feira (20), Johansson divulgou um pronunciamento afirmando que Sam Altman, CEO da OpenAI, voltou a entrar em contato dois dias antes do lançamento do ChatGPT 4.0, pedindo que reconsiderasse a proposta de emprestar sua voz. Entretanto, a voz já havia sido lançada antes que pudessem discutir o assunto novamente. “Ele me disse que sentia que, ao dar voz ao sistema, eu poderia preencher a lacuna entre as empresas de tecnologia e os criadores, e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis com a mudança sísmica em relação aos humanos e à IA. Ele disse que sentiu que minha voz seria reconfortante para as pessoas”, disse Scarlett em um comunicado.
Statement from Scarlett Johansson on the OpenAI situation. Wow: pic.twitter.com/8ibMeLfqP8
— Bobby Allyn (@BobbyAllyn) May 20, 2024
A polêmica ganhou mais destaque quando Altman fez uma referência ao filme “Her” em seu perfil no X (antigo Twitter), onde Johansson dublou uma assistente de IA. A atriz interpretou o gesto como uma confirmação de que a semelhança era intencional.
ChatGPT retira a voz do ar
A OpenAI respondeu às críticas retirando a voz “Sky” e substituindo-a por outra, chamada “Juniper”. Altman pediu desculpas publicamente e negou que a voz fosse baseada em Johansson.
Mira Murati, CTO da OpenAI, assegurou em entrevista ao The Verge que a voz “Sky” não foi projetada para imitar Johansson e que a empresa já tinha as vozes preparadas há algum tempo. Apesar das justificativas, a OpenAI decidiu pausar o uso da voz “Sky” até que as questões sejam resolvidas.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini