"Foi uma honra"

Cofundador da OpenAI (ChatGPT) renuncia ao cargo; saiba mais

Diferentemente da polêmica saída e recontratação de Sam Altman em 2023, o desligamento de Ilya Sutskever acontece de forma amigável, segundo as publicações dos colegas nas redes sociais

Cofundador da OpenAI (ChatGPT) renuncia ao cargo
Ilya Sutskever, ao centro, anunciou saída da OpenAI e será susbstituído por Jakub Pachocki, primeiro à esquerda – Créditos: Reprodução/X

Na noite de terça-feira (14), o cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou sua saída da empresa. A startup norte-americana, responsável pelo aplicativo ChatGPT, tem revolucionado a inteligência artificial generativa (IA).

Publicidade

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Sutskever divulgou seu desligamento: “Depois de quase uma década, tomei a decisão de deixar a OpenAI. A jornada da empresa tem sido milagrosa e estou confiante de que a OpenAI construirá inteligência artificial segura e benéfica”.

Publicidade

Ele também compartilhou uma imagem com as principais lideranças da empresa: o presidente Greg Brockman, o CEO Sam Altman e a CTO Mira Murati, que liderou a apresentação realizada pela OpenAI na segunda-feira. Na foto também está Jakub Pachocki, o substituto de Sutskever.

Desligamento do cofundador ocorre de forma amigável

Diferentemente da polêmica saída e recontratação de Altman em 2023, o desligamento de Sutskever acontece de forma amigável, segundo as publicações dos colegas nas redes sociais.

Altman usou o X para elogiar o legado de Sutskever, afirmando que a empresa não seria o que é hoje sem ele. O CEO ainda expressou que Sutskever é uma das maiores mentes desta geração e um amigo querido.

Publicidade

A afirmação de amizade sugere que Altman realmente perdoou Sutskever. Em novembro de 2023, o cofundador tomou o lado da conselheira da OpenAI Helen Toner na disputa de comando dentro da companhia, o que levou à demissão de Altman.

O presidente da OpenAI, Greg Brockman, também agradeceu ao amigo pela sua contribuição na empresa.

Pachocki destacou a visão do ex-chefe sobre o futuro do deep learning e disse que ele foi um mentor nesse tópico.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.