Usuários da plataforma de inteligência artificial Chat GPT repararam que a opção de voz “Sky” do chatbot era muito semelhante à da atriz americana Scarlett Johansson. Em resposta, ela divulgou um comunicado explicando que, após receber aconselhamento jurídico e enviar cartas à direção executiva da OpenAI, a empresa concordou em retirar a voz do ar.
Nova atualização
Johannson detalhou que recebeu uma oferta em setembro do ano passado para emprestar sua voz ao sistema de IA. Ela negou, e, por isso, ficou surpresa ao notar o quão semelhante “Sky” soava a ela. Sam Altman, o CEO da empresa, chegou a pedir que ela reconsiderasse sua resposta pouco antes do lançamento da versão 4.0 do ChatGPT.
“Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, irritada e sem acreditar que o Sr. Altman usaria uma voz tão parecida com a minha que nem meus amigos mais próximos nem a mídia perceberiam a diferença”, escreveu a atriz em nota.
“Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral perceberam o quanto o novo sistema chamado ‘Sky’ se parecia comigo. Dois dias antes de ser lançada a demonstração do ChatGPT 4.0, Sr. contatou meu agente para me pedir para reconsiderar. Antes de podermos nos conectar, o sistema já estava no mercado”.
O novo recurso de voz do chatbot “Sky” fez parte das novas atualizações do software, que incluiu recursos mais naturais e até mesmo a capacidade de “flertar ”.
Em resposta à situação, a OpenAI anunciou uma “pausa” no uso da voz Sky. Num comunicado, a empresa afirmou: “Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade. A voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas de outra atriz profissional usando seu próprio tom natural”. A empresa também lamentou não ter comunicado melhor a sua decisão.
Johannson aproveitou o caso para pedir uma legislação que proteja a imagem e a voz dos indivíduos contra o uso não autorizado. “Numa época em que lidamos com deepfakes e com a proteção da nossa própria imagem, trabalho e identidade, acredito que estas são questões que merecem clareza absoluta”, finaliza o comunicado.
Qual voz a OpenAI usou?
A OpenAI explicou que as vozes disponíveis na nova versão do ChatGPT foram meticulosamente selecionadas ao longo de um processo que durou cinco meses. Este período contou com a participação de dubladores profissionais, agências de talentos, diretores de elenco e consultores da indústria.
Em uma publicação feita nesta segunda-feira, a empresa garantiu que a voz “Sky” não pretende ser uma imitação da renomada estrela de Hollywood.
“Acreditamos que as vozes geradas pela inteligência artificial não devem tentar deliberadamente imitar a voz distinta de uma celebridade ”, afirmaram em uma nota.