Transsexualidade

O que é disforia de gênero, condição que afeta Maya Massafera?

Maya passou pelo processo de transição de gênero no último ano e compartilha a sua experiência

Maya
Maya Massafera conta que sofre com a disforia de gênero mas, está muito feliz – Crédito: Reprodução / Redes Socias

A influenciadora Maya Massafera compartilhou um desabafo em suas redes sociais nesta quarta-feira (22), durante sua viagem para Cannes. Após falar sobre a sua transição de gênero publicamente no inicio deste mês, Maya se abriu e contou que tem sofrido com disforia de gênero e que precisou lidar com algumas crises na viagem. Ainda assim, reforça que está muito feliz.

Publicidade

A disforia de gênero se refere aos sentimentos de angústia relacionados ao desconforto da pessoa com as características masculinas ou femininas de seu corpo, que lhe foram atribuídas no nascimento. Tamanha agonia pode prejudicar o funcionamento social da pessoa. Sentimentos como tristeza, raiva e culpa são muito frequentes em pessoas que sofrem com a disforia, que é muito comum pessoas trans, assim como Maya.

“Às vezes do nada, ou por algum motivo, tenho disforia muito grande. Isso começou quando eu comecei a minha transição. Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos de transição!!! As vezes a disforia é tanta, que eu prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém”, conta Massafera. Ela ressalta que essa é uma experiência pessoal e não deve ser generalizada para todas as pessoas trans.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Maya Massafera (@mayamassafera)

Como a transição pode ajudar pessoas que sofrem de disforia como Maya?

O desejo para a transição, não necessariamente é considerado disforia de gênero, mas o processo pode ajudar a amenizar os sintomas em alguns casos. Um artigo publicado pelo Hospital Oswaldo Cruz explica que uma pessoa trans pode optar por fazer cirurgias como parte do processo de transição de gênero, o que é uma experiência individual e única para cada pessoa. A decisão de realizar procedimentos cirúrgicos está relacionada ao alinhamento do corpo com o gênero. Além dos procedimentos cirúrgicos e hormonais, a transição também envolve um grande processo social, como a mudança de nome e dos pronomes de tratamento.

Publicidade

“Eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida!!! Eu acordo feliz, eu sou uma pessoa em estado feliz!!! Depois da transição eu me amo!!!”, revelou Maya na sequência de stories do Instagram. “Todo mundo que nasce e se identifica com o corpo que nasceu tem esse estado. Provavelmente, vou me acostumar com meu gênero e essa minha felicidade vai se tornar normal, como é para vocês”, completou. Maya Massafera passou pelo processo de transição fora das redes durante aproximadamente um ano, até decidir falar sobre em suas plataformas, devido ao surgimento de boatos distorcidos, que a influencer julgou necessário combater.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.