Mais de 18,5 milhões de alunos participam nesta terça-feira (4) da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 2005, registrou um recorde de inscrições, com 56.516 escolas de 5.564 municípios, cobrindo 99,9% dos municípios brasileiros.
“Este novo ciclo da Obmep, com maior adesão de escolas e municípios, coincide com o início do Impa Tech, a graduação do Impa, que conta com muitos alunos egressos da olimpíada. É incrível pensar que quase 20 milhões de jovens estarão resolvendo as belas questões da olimpíada”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, à Agência Brasil, destacando a importância da competição para a identificação de talentos.
A Obmep ocorre em duas fases. A primeira fase, realizada nesta terça-feira, consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha, dividida em três níveis conforme o grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Os alunos têm duas horas e 30 minutos para completar o exame, com uma hora adicional para aqueles com necessidades especiais.
As escolas aplicam e corrigem as provas da primeira fase seguindo as instruções e gabaritos fornecidos pelo Impa. Os alunos competem dentro de suas escolas e níveis por vagas na segunda fase, cuja quantidade varia conforme o número de inscritos.
Escolas no Rio Grande do Sul, afetadas por enchentes, estão recebendo apoio da coordenação da Obmep para aplicação das provas. Os resultados dos classificados para a segunda fase serão divulgados em 2 de agosto, e a prova ocorrerá em 19 de outubro, em locais definidos pelo Impa.
A lista dos premiados da 19ª edição será publicada em 20 de dezembro no site da Obmep. A olimpíada premia alunos de escolas públicas e privadas separadamente, concedendo 6,5 mil medalhas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa para os primeiros, e 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa para os segundos.
Alunos premiados com medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que oferece uma bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas, incentivando o desenvolvimento acadêmico.
Sobre a Obmep
A competição é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.