Um idoso anos foi vítima de erro médico. José Aparecido Faria ainda está abalado com toda a situação. Ele passaria por cirurgia de hemorroida e acabou tendo sua a vesícula retirada durante o procedimento na Santa Casa de Birigui (SP).
Em entrevista ao portal g1, José Aparecido, de 72 anos, explicou que estava há três anos na fila de espera aguardando para fazer a cirurgia de hemorroida. Quando recebeu a confirmação que estaria prestes a ser chamado, decidiu buscar ajuda junto aos profissionais da instituição de saúde.
Idoso tinha medo da operação de hemorroida
José Aparecido contou que tinha medo de realizar o procedimento. “Estou nessa luta por anos e chegar ao ponto de aceitar fazer uma cirurgia como essa, não foi fácil, porém, mesmo aceitando, tive que esperar por mais alguns anos e conviver com dores diárias, passando pomadas e tudo o que era necessário. Recebi a ligação que iria fazer a cirurgia no dia 7 de junho, já fiquei ansioso e com medo. Fui para fazer uma cirurgia e saí com outra e o problema aqui continua. Confesso que, se já estava com medo antes, imagine agora”.
O paciente deu entrada na Santa Casa da cidade para realização do procedimento. Assim que o efeito da anestesia passou, o idoso percebeu que estava com um corte de aproximadamente 15 centímetros na barriga, com nove pontos.
Após a realização do procedimento equivocado, o idoso teve que se adaptar a nova rotina, com cuidados principalmente com a alimentação. Depois de ter alta do hospital na quinta-feira (13), ele começou uma nova dieta
Hospital ofereceu outra cirurgia
De acordo com os familiares, o hospital ofereceu outra equipe para fazer o procedimento cirúrgico adequado para remoção da hemorroida – que é uma dilatação anormal das veias na região do reto e causa inflamação localizada. Apesar do trauma, o aposentado reconhece que ainda terá que enfrentar outra cirurgia para realmente solucionar o problema.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que iniciou uma apuração a partir dos fatos noticiados pela mídia.
Vocês acreditam que por um erro médico meu pai está numa cirurgia de emergência? Tipo assim, num hospital privado se isso acontecesse seria rua e processo, agora num hospital público faz o que?
— paulinha (@vemanapi) April 29, 2024