ÍCONE DO MPB

Escritor, criador de jogos e amante do futebol: confira algumas curiosidades sobre Chico Buarque

O artista, que atua no ramo musical desde 1964, tem uma carreira marcada por hinos da música brasileira e posicionamentos sobre a sociedade do país

Chico Buarque, que atua no ramo musical desde 1964, tem uma carreira marcada por hinos da música brasileira e posicionamentos políticos.
O cantor completa 80 anos nesta quarta-feira (19) – Créditos: Reprodução/ Instagram

Ao completar 80 anos, Chico Buarque não apenas celebra um marco pessoal, mas também solidifica seu legado como pilar da cultura brasileira. Desde sua primeira música gravada, Chico tem sido uma voz ativa no cenário musical e literário do Brasil, unindo em sua obra arte e crítica social de forma única.

Publicidade

Chico estreou no mundo da música na década de 60 e desde então lançou sucessos que se tornaram hinos de várias gerações. Composições como Construção e Geni e o Zepelim são apenas algumas das obras que demonstram seu olhar crítico sobre a realidade brasileira. Já na literatura, seu romance Estorvo, que marcou seu ingresso no universo dos livros, abriu caminho para uma série de publicações que lhe renderam prêmios.

Porém, não é só da música e do âmbito literário que vive Chico. O artista também já foi militante contra a ditadura, intelectual, amante de futebol e até preso. Confira aqui algumas curiosidades sobre o cantor.

1. Primeira música de Chico Buarque

A primeira música lançada por Chico Buarque foi Canção dos Olhos, quando o artista tinha apenas 15 anos. Ele, porém, não reconhece esta como sua primeira música, sempre colocando Tem Mais Samba, de 1964, como sua estreia.

Publicidade

2. Seu reconhecimento precoce

Em 1966, dois anos depois do lançamento de sua carreira oficialmente, ele ganhou seu primeiro prêmio. Com sua música A Banda, em parceria com Nara Leão, ele foi campeão do II Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record.

Chico dividiu o primeiro lugar com Jair Rodrigues e, naquele momento, disparou sua carreira, explodindo sua música por todo o Brasil.

Publicidade

3. Família Buarque é feita de intelectuais e artistas

Chico Buarque vem de uma família repleta de pessoas intelectuais e foi extremamente influenciado pelos estudos conduzidos pelos parentes. Seu pai, Sérgio Buarque de Hollanda, foi historiador e sociólogo, e sua mãe, Maria Amélia Buarque de Hollanda, política e pintora, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT).

Assim como o cantor, suas irmãs também seguiram a carreira musical de forma crítica. Miúcha, Cristina Buarque e Ana de Hollanda se tornaram cantoras. Já seus netos, Clara Buarque, Francisco Brown e Lia Buarque também entraram no meio artístico, sendo os três músicos e atores.

4. Chico Buarque é amante de futebol

Em 1978, Chico comprou um terreno e criou um campo de futebol particular, onde pratica o esporte semanalmente. Que ele gosta do esporte é um fato, mas o que poucos sabem é que o cantor participou de uma partida com Bob Marley, durante sua visita ao Brasil em 1980.

Publicidade

O jogo icônico contou com a participação de Toquinho, Alceu Valença, Junior Marvin (guitarrista dos Wailers) e Natalie, esposa de Bob.

5. Criador de jogo

Durante seu exílio na Itália, Chico Buarque desenvolveu um jogo de tabuleiro chamado Ludopédio, que foi comercializado no Brasil pela Grow com o nome de Escrete. Chico escreveu com humor a apresentação do jogo: “Foi criado na Itália em 69, época em que seu autor, evidentemente, não tinha mais o que fazer”. 

Ele possui duas etapas. Primeiro, os participantes atuam como dirigentes, gerenciando a administração e formando suas equipes. Em seguida, os jogadores assumem o papel de técnico, utilizando os cartões dos jogadores negociados na fase anterior para disputar uma partida de futebol.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.