Os planetas Saturno, Marte e Júpiter e a Lua, que formarão uma linha reta em alinhamento, poderão ser vistos a olho nu no céu do Brasil na madrugada do próximo sábado (29). Será possível observar o alinhamento minutos antes do amanhecer, às 6h25 (em São Paulo).
Vale enfatizar que, segundo os estudiosos da Astronomia, a Lua não é um planeta, mas sim um satélite natural da Terra.
O que é alinhamento de planetas?
Uma conjunção (o alinhamento) ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço.
O fenômeno ocorrerá com mais visibilidade no dia 29 de junho, porém o alinhamento dos planetas com a Lua também deve ser visível alguns dias antes ou alguns dias depois.
Como observar os corpos celestes?
Segundo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, o melhor horário para observar os planetas formando uma “linha” no céu com a Lua será pouco antes do nascer do Sol.
O melhor modo de observar o fenômeno é a olho nu: deve-se procurar a conjunção dos astros próxima ao horizonte, na direção leste. É preferível buscar um local em que não tenham obstáculos bloqueando a visão do horizonte para observar o fenômeno.
Langhi ainda acrescentou que o alinhamento dos planetas com a Lua conta com uma “participação secreta”: Urano, que se posicionará entre Marte e Júpiter no céu, mas não estará visível a olho nu.
A parade of planets is underway, and for the next two days, the crescent Moon will join the crowd.
Where are you watching from? Share your planetary alignment photos with us—bonus points if the weather is good: https://t.co/9iX86VJF7K pic.twitter.com/eNFK1SOdBU
— NASA (@NASA) June 23, 2022