NO COMÍCIO

Thomas Crooks: quem era o atirador envolvido no atentado a Donald Trump?

Segundo o FBI, Crooks vivia no distrito de Bethel Park, no estado da Pensilvânia. A região onde ele morava é, aproximadamente, 70 km de Butler, onde acontecia o comício de campanha Trump

Thomas Crooks: quem era o atirador envolvido no atentado a Donald Trump?
Thomas Matthew Crooks teria atiradocontra Donald Trump de um telhado perto de onde se realizava o comício de campanha – Crédito: Reprodução/X

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, é o atirador envolvido na tentativa de assassinato de Donald Trump, de acordo com o Federal Bureau of Investigation (FBI). Crooks foi morto logo após disparar muitas vezes no comício do candidato republicano Trump.

Publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos ficou ferido após ser alvo de um atentado em uma cidade, na Pensilvânia, neste sábado (13).

O ex-presidente afirmou que foi atingido de raspão na orelha direita. Trump foi levado para o hospital e recebeu alta cerca de três horas depois. Depois disso, ele viajou até Nova Jersey, para passar a madrugada deste domingo (14) em seu clube de golfe privado.

Quem era Thomas Matthew Crooks?

De acordo com investigações do FBI, Crooks vivia no distrito de Bethel Park, no estado da Pensilvânia. A região onde ele morava é, aproximadamente, 70 km de Butler, onde acontecia o comício de campanha Trump. O FBI, até agora, julga que o atirador agiu sozinho. Por outro lado, não descarta nenhuma hipótese: os agentes investigam também se outras pessoas participaram do crime.

O “The New York Times” informou que Crooks não tinha registros criminais na Justiça. A polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local do atentado, segundo a agência Associated Press (AP).

Publicidade

Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School, segundo o jornal “Pittsburgh Tribune-Review”. Ele também recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, informou a mídia norte-americana.

Republicano ou democrata?

O sistema de votação eleitoral da Pensilvânia indicou que Thomas Crooks estava registrado como membro do Partido Republicano. A AP informou, contudo, que ele fez uma doação de US$ 15 a um comitê progressista que apoia os democratas no dia em que Joe Biden foi empossado presidente, em janeiro de 2021.

Matthew Crooks, pai do atirador, disse à CNN que estava tentando descobrir o que aconteceu e que iria falar com as autoridades antes de se pronunciar perante a imprensa.

Publicidade

Biden se pronuncia

O atual presidente e candidato pelo Partido Democrata, Joe Biden, se manifestou a respeitodo atentado contra seu adversário eleitoral. Veja o vídeo:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.