De janeiro a julho de 2024, a indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial da Manaus (PIM) atingiu a marca de 1.015.201 unidades produzidas. O número representa uma alta de 14,4% em relação a igual período do ano passado. É o melhor resultado para o período desde 2012.
Produção
Em julho, foram produzidas 147.125 motocicletas, com alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho deste ano. O resultado de julho foi o melhor registrado para o mês em 14 anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O presidente da associação, Marcos Bento, disse que a indústria de duas rodas de Manaus permanece cumprindo os planos de produção, o que explica os resultados positivos nos primeiros sete meses do ano. “Mas a expectativa de estiagem na região amazônica para os próximos meses do ano vai exigir atenção redobrada do setor”, disse ele, segundo informações da Agência Brasil.
Para evitar que a produção seja afetada por efeitos climáticos, as fábricas do Polo Industrial de Manaus estão implantando seus planos de contingência para cumprir o planejamento dos volumes de produção e, assim, manter o abastecimento da linha de produtos de duas rodas para o mercado, que está aquecido devido à melhora da economia.
No setor de varejo, no período de janeiro a julho, de acordo com a Abraciclo, 1.090.088 de unidades foram licenciadas, 20,7% acima do total do mesmo período de 2023.
Produção de motocicletas no Brasil – Abraciclo: https://t.co/xgLWs1AFLy pic.twitter.com/gAweEDcXU5
— 币市操盘手 (@BISHICPS) June 12, 2017