RECURSO EM TESTE

Busca do Google começa a liberar respostas feitas por IA; Entenda

A partir desta semana, a nova função será implementada de forma gradual em alguns países; As respostas são as chamadas AI Overviews

A partir desta semana, a nova função será implementada de forma gradual em alguns países; As respostas de IA são as chamadas AI Overviews.
Novidade foi divulgada nesta quinta-feira (15) – Créditos: Divulgação/ Google

O Google anunciou uma mudança em suas funcionalidades de busca: a liberação de respostas geradas por inteligência artificial (IA). A novidade, revelada pela Alphabet, companhia responsável pelo navegador, nesta quinta-feira (15), será implementada de forma gradual nas próximas semanas no Brasil.

Publicidade

Além do Brasil, outros países como Índia, Indonésia, Japão, México e Reino Unido também receberão o recurso em seus idiomas locais. Com essa atualização, a busca do Google passará a exibir AI Overviews (visões gerais da IA), que são resumos criados pela própria IA da empresa sobre os tópicos pesquisados.

Como funciona a nova função de IA do Google?

A empresa comunicou que, juntamente com os resumos gerados pela IA, haverá ícones de sites visíveis em dispositivos móveis e uma exibição de links na lateral direita no desktop. Essa atualização visa oferecer aos usuários uma navegação mais fluida e rápida através dos resultados da busca.

Outra funcionalidade sendo testada pela gigante tecnológica é a inclusão de links dentro dos textos gerados pela IA, levando os usuários diretamente a conteúdos relevantes. Essa mudança promete otimizar a experiência de pesquisa, permitindo uma navegação mais interativa e informativa.

Veja para que as AI Overviews serão utilizadas:

Publicidade
  • Responder dúvidas simples como “como limpar um sofá
  • Oferecer respostas em níveis variados de detalhamento (simples, padrão ou aprofundado)
  • Simplificar a resolução de questões complexas em uma única busca
  • Auxiliar no planejamento de atividades, tais como dietas ou roteiros de viagem
  • Analisar vídeos com ajuda do Google Lens e fornecer respostas sobre o conteúdo

Google afirma que o recurso trará benefícios

Segundo o Google, o recurso tem sido amplamente testado através do Search Labs, um programa que permite que os usuários experimentem novas funcionalidades ainda em desenvolvimento. “Descobrimos que, com as AI Overviews, as pessoas tendem a usar mais a pesquisa e estão mais satisfeitas com os resultados”, afirmou Liz Reid, chefe de busca no Google.

A gigante da tecnologia pretende disponibilizar o recurso para pelo menos 1 bilhão de usuários até o final de 2024. Com as novas respostas geradas por IA, os usuários poderão optar por respostas mais simplificadas ou mais detalhadas, conforme sua necessidade.

De acordo com a empresa, o formato de respostas permite que tanto curiosos em busca de informações rápidas quanto pesquisadores que desejam se aprofundar encontrem o que precisam. Dúvidas complexas que normalmente requereriam várias etapas de busca serão solucionadas mais facilmente. Por exemplo, uma pessoa buscando estúdios de ioga poderá obter informações sobre planos e rotas de uma só vez.

Publicidade

Com o Google Lens, será possível analisar vídeos de usuários que buscam informações sobre objetos específicos. Em um exemplo fornecido pela empresa, um vídeo mostrando uma peça de toca-discos defeituosa recebe um diagnóstico gerado pela IA com possíveis causas e soluções para o problema.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.