Um homem foi preso no bairro Renascença, Zona Sudeste de Teresina na manhã desta sexta-feira (23), acusado de maus-tratos contra um cachorro e tráfico de entorpecentes. A ação foi coordenada pela Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) da Polícia Civil do Piauí (PCPI).
O caso ganhou notoriedade nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que mostrava o suspeito arrastando o corpo de um cachorro amarrado em sua moto. O vídeo causou revolta e indignação entre os internautas, que rapidamente compartilharam as imagens, gerando uma onda de denúncias à polícia.
De acordo com o delegado Tales Gomes, diretor da DEOP, o animal ainda é procurado. “Com ele foram apreendidas drogas, uma balança de precisão e a moto utilizada. Muitos elementos de prova. Ainda vamos fazer outras diligências para tentar encontrar o cachorro”, afirmou o delegado.
Punições buscam coibir maus-tratos contra animais
A legislação brasileira estabelece penas severas para crimes de maus-tratos a animais. Essas penas podem variar de detenção a multas, dependendo da gravidade do caso. Práticas de maus-tratos incluem espancamento, envenenamento, abandono e negligência. A legislação brasileira, através da Lei 9.605/98, prevê penas de três meses a um ano de detenção, além de multa.
A presença de provas contundentes, como vídeos e depoimentos, facilita a ação rápida das autoridades.
Siga a gente no Google Notícias