Um turista morreu, um ficou ferido e outros dois estão desaparecidos após uma caverna de gelo desabar na Islândia nesta segunda-feira (26).
A polícia local afirmou que um grupo de 25 turistas de diversos países estava explorando uma caverna de gelo na geleira Breidamerkurjokull, no sudeste da Islândia, quando o incidente ocorreu pouco antes das 15h, do horário local de domingo.
Quatro pessoas foram atingidas pela queda de gelo; uma morreu no local e outra foi levada de helicóptero para o hospital mais próximo.
Resgate na caverna de gelo
De acordo com as autoridades Islândia, equipes de resgate e 60 pesquisadores estão no local. O site de notícias islandês Visir disse que o grupo que estava na caverna durante o desabamento fazia um passeio organizado e acompanhado por um guia. A maioria do grupo estava do lado de fora da caverna quando ela desabou, relatou o site.
As cavernas de gelo são um destino popular para os visitantes da Islândia. Os operadores turísticos oferecem aos clientes turistas a oportunidade de “explorar o interior das geleiras” e ver a cor azul e os “padrões impressionantes” do gelo.
Geleiras na ilha
As geleiras cobrem cerca de 11% do território da Islândia (11 mil km²). A nação é uma ilha situada no Atlântico Norte que fica no extremo sul do Círculo Polar Ártico. A maior delas é Vatnajokull, que cobre 7,9 mil km².
Breidamerkurjokull é uma parte do Vatnajokull que termina na Lagoa Jokulsarlon, onde icebergs se desprendem constantemente da geleira.
At least one person has died and two others are missing after an ice cave partially collapsed while a group of tourists were visiting the Breidamerkurjokull glacier in southern Iceland https://t.co/C0TrngfA2T pic.twitter.com/FrEfIsmmAR
— Al Jazeera English (@AJEnglish) August 26, 2024