
Um novo vulcão eclodiu em uma região remota da Península de Reykjanes, na Islândia, na noite desta quarta-feira (19). Câmeras aéreas capturaram o momento em que a lava eclode e corre pelas proximidades do local. Veja o vídeo abaixo.
The recent eruption of #Fagradalsfjall had built up a considerable cone until today, at 04:12 local time when suddenly the entire northern wall of the cone collapsed under the weight of the lava, resulting in a colossal wave of lava surging to the north.
© RUV & Visit Iceland. pic.twitter.com/cAsaQzLSfH
— Erika (@ExploreCosmos_) July 19, 2023
Magnús Freyr Sigurkarlsson, especialista em desastres naturais do Met Office da Islândia, disse para a mídia estatal RUV que uma agitação de terra prolongada na região fez com que a borda da cratera se rompesse.
Especialistas acreditam que a lava não deve atingir povoados da região. O centro de pesquisas sismológicas da Islândia levantou algumas preocupações relacionadas à erupção, principalmente sobre um eventual avanço da lava e o risco de novas fissuras eruptivas sem aviso prévio.
A Islândia é uma ilha com pouco mais de 100 mil km² localizada no Círculo Polar Ártico e possui quase 400 mil habitantes. O país é marcado por uma intensa atividade vulcânica e também é conhecido como a Terra do Fogo e do Gelo.
Um vulcão entrou em erupção nessa segunda-feira (10), a cerca de 30 quilômetros da capital Reykjavik, anunciou o instituto meteorológico islandês (IMO). A erupção ocorreu por volta das 13h20 (horário de Brasília) perto de uma pequena montanha chamada Litli Hrutur, a poucos quilômetros de onde, em 2021 e 2022, ocorreram as últimas erupções na península de Reykjanes, a sudoeste da capital.
As imagens, transmitidas ao vivo pela imprensa islandesa, mostram um fluxo de lava que parece sair de uma falha, além de uma fumaça que emana de Litli Hrutur. “A erupção ocorre em uma pequena depressão ao norte de Litli Hrutur, de onde a fumaça está subindo na direção noroeste“, diz o IMO.