O Sul do Brasil se prepara para a passagem de uma nova frente fria nesta semana, trazendo a possibilidade de chuvas intensas, tempestades de raios e ventos fortes. Este fenômeno climático é esperado para a noite de quinta-feira, dia 19, criado a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica. A expectativa é de que o sistema cause um impacto significativo na região, com diversas cidades em alerta.
A semana começou com tempo estável na maior parte do Sul do Brasil. Imagens de satélite desta terça-feira, dia 17, mostraram poucas nuvens na região. No entanto, essa tranquilidade atmosférica não deve durar muito, já que a formação de instabilidades é esperada a partir de meados desta semana, devido às áreas de baixa pressão evoluindo e formando um sistema frontal significativo.
Como o sistema frontal afetará o Sul do Brasil nos próximos dias?
O modelo europeu ECMWF está indicando a possibilidade de chuvas intensas e tempestades de raios e ventos no Sul do Brasil nos próximos dias. Esse sistema frontal deverá atingir a região no final desta semana, afetando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As primeiras pancadas de chuva podem ocorrer no interior do Paraná já na manhã de quarta-feira, dia 18, como instabilidades em altos níveis da atmosfera. O maior foco do evento climático será a formação da frente fria a partir desta quinta-feira, dia 19.
Quais áreas do Sul do Brasil podem enfrentar tempestades intensas?
Nesta quinta-feira, dia 19, são esperadas pancadas de chuva acompanhadas por ventos e descargas elétricas em várias partes do Sul do Brasil. A chuva será mal distribuída, atingindo diferentes áreas dos três estados. Por volta das 09h, haverá chuvas desde a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até o planalto do Paraná.
Segundo a previsão, nesta quinta-feira poderá ser especialmente tempestuosa devido à elevada densidade de descargas elétricas, colocando várias cidades em risco. Cidades como Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Maçambará, São Francisco de Assis, Tupanciretã, Cruz Alta e Santa Maria podem ser severamente afetadas pelas tempestades de raios, o que pode trazer transtornos e até tragédias.
Como a chuva vai se espalhar com a chegada da frente fria?
A quinta-feira será marcada por alto risco de tempestades, mas a formação da frente fria no final do dia alterará o cenário. Entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira, dia 20, espera-se um aumento no volume de chuvas, particularmente na metade sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 60 milímetros na fronteira oeste.
Durante a sexta-feira, a chuva se espalhará por todos os três estados. A previsão é de que as instabilidades avancem pelo Rio Grande do Sul pela manhã, atingindo Santa Catarina e o Paraná ao longo do dia. Esta condição climática instável deve persistir até sábado, dia 21. Porém, logo após a frente fria, uma massa de ar seco trará um breve alívio, embora esse intervalo de tempo seco não deva durar muito.
Qual o volume total de chuva previsto até domingo?
Até a noite de domingo, dia 22, o mapa mostra volumes significativos de chuva em várias regiões do Sul do Brasil. A chuva mais intensa, com acumulados em rosa no mapa, é esperada na metade sul do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Pontualmente, espera-se cerca de 100 milímetros no noroeste gaúcho, com outras áreas recebendo volumes menores, mas ainda suficientes para causar transtornos.
As capitais também serão afetadas. Curitiba deverá receber cerca de 27 milímetros de chuva, Porto Alegre 17 milímetros e Florianópolis 13 milímetros. Este cenário destaca a importância de estar preparado para o impacto das tempestades e enchentes que podem ocorrer nos próximos dias.
Siga a gente no Google Notícias