Após meses de seca intensa, começam a surgir indicações de que o período seco no Centro do Brasil pode estar se aproximando do fim. Dados apontam a possibilidade de chuvas isoladas em áreas que não registravam precipitação há cerca de cinco ou seis meses.
O modelo meteorológico europeu, mostra que algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste podem começar a receber chuvas esparsas nos próximos dez dias. Este é um indício positivo para regiões que sofrem com a ausência de chuva.
Será que a chuva irá retornar ao centro-oeste?
A previsão de chuva para a Região Norte, que não está em seu período chuvoso conhecido como inverno amazônico, é de pouca ou nenhuma precipitação nos próximos dias. O período mais úmido nesta região ocorre entre dezembro e meados de maio. Nos próximos dias, as chuvas devem se concentrar no Oeste e Norte do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Entretanto, áreas como o Amapá e grande parte do Pará devem permanecer secas, o que pode agravar os casos de queimadas ilegais. Já no Tocantins, a seca continua severa, mas algumas áreas podem começar a observar as primeiras pancadas de chuva.
Previsão para nordeste e sudeste: O que esperar?
No Nordeste, as chuvas serão escassas na maior parte da região, com maior concentração na faixa costeira, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Essas precipitações ocorrem de forma intercalada com períodos de sol, limitando a quantidade de água acumulada.
No Sudeste, a chuva será irregular e em volumes baixos na maioria das áreas nos próximos dias. A chance de precipitação é menor no norte de São Paulo e em Minas Gerais, especialmente nas áreas do Triângulo Mineiro e no norte do estado.
Como será a precipitação no sul?
No Sul do Brasil, os próximos dez dias prometem chuvas nos três estados da região, com volumes acumulados significativos, superiores a 50 mm em algumas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A instabilidade será constante, com os maiores acumulados previstos para o Rio Grande do Sul, onde as chuvas podem ultrapassar os 100 mm em certas áreas.
Embora a previsão de chuva traga esperança para as áreas afetadas pela seca, a distribuição das precipitações ainda será bastante irregular e muitos dias continuarão ensolarados. De qualquer forma, essas mudanças climáticas são um sinal positivo, especialmente para o Centro-Oeste, que há tanto tempo não vê chuvas.
Siga a gente no Google Notícias