SAÚDE MENTAL

Brasil está entre os líderes em índices de Burnout

De acordo com um estudo da People at Work 2023, 43% dos trabalhadores brasileiros não se sentem confortáveis para discutir questões de saúde mental no ambiente de trabalho

Brasil está entre os líderes em índices de Burnout
As organizações também têm um papel crucial na promoção da saúde mental dos seus funcionários – Créditos: depositphotos.com / m.jilapong

O Brasil está em segundo lugar nos índices de Burnout, ficando atrás apenas do Japão. Este dado vem da International Stress Management Association (ISMA-BR e Associação Internacional de Controle do Estresse, em tradução literal). Em 2023, segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de 288.865 brasileiros foram afastados do trabalho por conta de transtornos de saúde mental.

Publicidade

De acordo com um estudo da People at Work 2023, 43% dos trabalhadores brasileiros não se sentem confortáveis para discutir questões de saúde mental no ambiente de trabalho. Conforme o psicólogo e professor da USP Andrés Antúnez, “No ambiente profissional, passamos oito horas ou mais convivendo com pessoas que têm histórias e pensamentos diferentes. Isso pode tornar as relações complicadas, gerando tristeza e ansiedade e, às vezes, as pessoas acabam explodindo”.

Como a terapia pode ajudar no tratamento do Burnout?

Uma das soluções mais evidentes para combater o Burnout é a terapia. “É muito comum as pessoas acharem que procurar ajuda é um sinal de fraqueza, mas eu não vejo assim. Enxergo como um sinal de esperança”, reflete Antúnez.

A terapia pode fornecer um espaço seguro para os trabalhadores expressarem seus sentimentos e receberem orientações de como lidar com a pressão do dia a dia.

Quais medidas as empresas podem adotar?

As organizações também têm um papel crucial na promoção da saúde mental dos seus funcionários. Segundo Antúnez, as empresas podem investir em práticas como:

Publicidade
  • Aulas de meditação
  • Academias no local de trabalho
  • Apoio psicológico

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.