lenda televisiva

Relembre os bordões icônicos de Cid Moreira

Locutor estava internado para tratar pneumonia num hospital da Região Serrana do Rio

O icônico locutor Cid Moreira que, por décadas, foi a voz de entrada das noites com seu "Boa noite", morreu nesta quinta-feira, aos 97 anos.
Cid Moreira comandou a bancada do Jornal Nacional de 1967 a 1996 – Crédito: Peter Schneider/Globo

O icônico locutor Cid Moreira que, por décadas, foi a voz de entrada das noites com seu “Boa noite”, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. O jornalista e apresentador teve uma carreira marcada por momentos memoráveis e bordões que ficarão para sempre na memória dos telespectadores.

Publicidade

Cid Moreira faleceu após uma internação em Teresópolis, onde lutava contra uma pneumonia. Sua carreira na televisão começou há mais de meio século, mas foi ao assumir a bancada do Jornal Nacional em 1967 que ele se tornou uma verdadeira lenda televisiva. Nas noites brasileiras, sua voz era sinônimo de credibilidade e presença.

Relembre os bordões de Cid Moreira

Além do “Boa Noite”, Cid Moreira popularizou diversos bordões ao longo de sua carreira. Em 2010, ele emprestou sua voz ao termo “Jabulani”, durante as reportagens do Mundial da África do Sul. A palavra, que significa “celebrar” em zulu, logo caiu na boca do povo, principalmente por sua expressiva entonação em reportagens e quadros do “Fantástico”.

Jabulani não era apenas uma bola de futebol; foi transformada em um ícone cultural graças à entonação singular de Cid. Ao recordar esse episódio, o jornalista comentou com humor que não esperava que o nome fosse ganhar tamanha proporção. “É o que todo mundo quer saber” contou Cid, bem-humorado, em uma entrevista da época. “Quando me chamaram para gravar, eu nem sabia o que era Jabulani. Não imaginava que fosse repercutir tanto. Parece que já está fazendo sucesso na internet também”.

O sucesso da “Jabulani” foi tanto que, em apenas cinco dias após seu lançamento, um dos vídeos disponíveis na época no YouTube alcançou mais de 119 mil visualizações no YouTube. O bordão foi tão popular que se tornou um sinônimo de comemoração.

Publicidade

Na ocasião, Cid afirmou não acreditar que a “Jabulaaaani” iria ultrapassar a popularidade do famoso bordão “Mister M”, mas isso não o impediu de curtir o sucesso da nova vinheta.

“Quem é que não gosta de fazer uma coisa que todo mundo está comentando? Isso mostra que estou vivo”, disse o veterano, então com 82 anos. “Na última sexta-feira fui cortar o cabelo em um salão num shopping na Barra. Assim que cheguei, uma mulher olhou para mim e disse: “Jabulaaaaani”.

O bordão “Mister M” ficou em alta quando Cid Moreira apresentava o quadro do mágico e narrava o ilusionista no Fantástico, da TV Globo. A voz icônica de Cid ficou tão ligada ao famoso mágico que ele o entrevistou em sua vinda ao Brasil, em 2000.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.