retratação

Biden sugere que eleitores de Trump são ‘lixo’ e depois se desculpa

A celebração do 82º aniversário de Joe Biden marca um ponto de inflexão importante não só em sua carreira, mas na história dos Estados Unidos
A celebração do 82º aniversário de Joe Biden marca um ponto de inflexão importante não só em sua carreira, mas na história dos Estados Unidos – Crédito: Reprodução/Instagram @joebiden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez duras críticas nesta terça-feira (29) aos apoiadores de Donald Trump, sugerindo que seriam “lixo”, durante um evento com o grupo Voto Latino. A declaração foi uma resposta a comentários recentes sobre Porto Rico, que geraram polêmica em um comício de Trump. Entretanto, após repercussão negativa, Biden se retratou horas depois.

Publicidade

Ao discursar para a comunidade latina, Biden declarou que os porto-riquenhos são “pessoas boas, decentes e honradas” e atacou os apoiadores de Trump, afirmando: “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele (Trump). A demonização dos latinos por ele é inconcebível e antinorte-americana. É totalmente contrária a tudo o que fizemos, tudo o que somos”. Biden se referia a um comentário de Tony Hinchcliffe, humorista que, durante um comício de Trump no Madison Square Garden, em Nova York, descreveu Porto Rico como “uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano”.

Publicidade

Retratação e reação de Trump

Biden se retratou, explicando que seu comentário se referia à “retórica de ódio” dos apoiadores de Trump e não às pessoas em si. “Mais cedo, eu me referi à retórica de ódio sobre Porto Rico proferida pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como ‘lixo’ — essa é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la. Sua demonização dos latinos é inconcebível. Isso é tudo o que eu queria dizer. Os comentários feitos naquele comício não refletem quem somos como nação”, escreveu Biden em publicação no X.

Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, usou a fala de Biden a seu favor, destacando que a campanha republicana traz “soluções positivas” para o país, em oposição à postura dos democratas. Trump afirmou que ele representa uma coalizão que inclui minorias. “Agora, além de tudo, Joe Biden chama nossos apoiadores de ‘lixo’. Você não pode liderar os Estados Unidos se não ama o povo americano. Kamala Harris e Joe Biden demonstraram que ambos são inaptos para serem presidentes dos EUA”, declarou Trump.

A polêmica

O comício em Nova York contou com a participação do humorista Tony Hinchcliffe, que fez piadas de teor ofensivo, zombando de judeus, palestinos, latinos e afro-americanos. Sobre Porto Rico, ele afirmou: “Há uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano neste momento, acho que se chama Porto Rico.” A fala gerou reações, levando artistas como Bad Bunny, Jennifer Lopez e Ricky Martin a declarar apoio à vice-presidente Kamala Harris. O governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, também criticou Hinchcliffe, afirmando que “lixo” era o que “saiu da boca” do comediante.

Publicidade

Kamala Harris aproveitou o episódio para prometer “um caminho novo e feliz para o futuro” de Porto Rico. Enquanto isso, a campanha republicana enfatizou que as opiniões de Hinchcliffe não representam a visão de Trump.

Leia também: Por que Joe Biden foi fotografado com boné de Trump?

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.