20 MAIORES ECONOMIAS

Senado e Câmara sediam 10ª Cúpula do P20 de quarta (6) a sexta-feira (8)

Senado e Câmara sediam 10ª Cúpula do P20 de quarta (6) a sexta-feira (8)
Pelo menos 35 delegações de mais de 20 países e de organismos internacionais devem comparecer a Brasília – Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024, o Senado e a Câmara será o palco da 10ª Cúpula do P20, um encontro que reúne os parlamentos dos países com as maiores economias do mundo.

Publicidade

Com o tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, o evento busca promover o diálogo entre congressistas e fortalecer a cooperação internacional em questões de importância global.

O P20, criado em 2010, opera sob a liderança dos presidentes dos parlamentos dos países membros do G20, segundo a Agência Brasil. Este fórum tem por objetivo aproximar legisladores das decisões tomadas no G20, muitas das quais se refletem em tratados e acordos internacionais que requerem validação legislativa.

O Papel do P20 na governança global

O papel do P20 vai além de um simples encontro de líderes parlamentares; é uma arena para influenciar mudanças significativas. Ao reunir representantes de mais de 20 países e organismos internacionais, o P20 procura abordar problemas globais contemporâneos como fome, pobreza e desigualdade. Além disso, busca métodos para alcançar um desenvolvimento sustentável e melhorar os mecanismos de decisão global para enfrentar os desafios do século XXI.

Qual a importância do evento para o Brasil?

A realização da 10ª Cúpula do P20 no Brasil destaca o protagonismo das instituições parlamentares do país no cenário internacional. Brasília, ao sediar o evento, torna-se um hub de discussões globais, fortalecendo a posição do Brasil nos temas de justiça social e sustentabilidade. O evento vai ocorrer poucos dias antes da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, criando uma relação simbiótica entre os dois encontros.

Publicidade

Programação do Evento

O evento será distribuído ao longo de três dias de atividades intensas, cada um focando em tópicos cruciais:

  • Quarta-feira (6): O dia se inicia no Plenário Ulysses Guimarães com o Fórum Parlamentar do G20, abordando temas sobre justiça climática e igualdade de gênero;
  • Quinta-feira (7): Aberto oficialmente com a 10ª Cúpula do P20, o dia focará na contribuição dos parlamentos para combater fome e pobreza e para enfrentar a crise ambiental;
  • Sexta-feira (8): Encerramento com discussões sobre governança global e sua adaptação aos desafios atuais.

Publicidade

Leia mais: Senado ganha exposição virtual em aniversário de 200 anos

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.