O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe questões que exploraram desde referências da cultura popular, como Rita Lee e o grupo Racionais MC’s, até temas históricos e sociais, como a solidariedade no Rio Grande do Sul após a enchente de abril. O exame também incluiu trechos literários de autores consagrados, como Graciliano Ramos, mostrando a mistura de cultura erudita e popular.
Professores consultados pelo g1 apontaram que, além do tema da redação — “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” —, a prova apresentou outras referências relevantes para a história e os costumes das populações afro-brasileira e africana, além de temas contemporâneos e universais.
Enem 2024 aborda cultura pop, história e temas sociais
O Enem deste ano abordou conteúdos amplos e diversificados, como a série “Game of Thrones” e o livro “A culpa é das estrelas”, de John Green. Entre as questões, também apareceram telenovelas clássicas, como “A escrava Isaura” e “Roque Santeiro“, junto a temas voltados para a cultura africana e movimentos sociais, incluindo o Black Lives Matter. Outros tópicos presentes foram o rompimento da barragem do Fundão, o impacto da pílula anticoncepcional nos anos 1960, as dificuldades de integração dos refugiados e o Círio de Nazaré, tradicional celebração religiosa brasileira.
Para a redação, os candidatos contaram com seis textos motivadores, que incluíam uma definição de “herança” segundo o dicionário, um provérbio africano sobre ancestralidade e um trecho de samba-enredo da escola de samba Mangueira.
Neste domingo (3), os participantes responderam a 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além de escreverem a redação sobre a valorização da herança africana no país.
Leia também: Rita Lee: Ícone do rock brasileiro, cantora foi presa grávida na ditadura militar
Siga a gente no Google Notícias