reta final

Mais de 83 milhões de pessoas já foram votar nos EUA; primeiras urnas são fechadas e apuração começa

EUA
Votação nos EUA entra em sua reta final – Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

Alguns distritos já encerraram a votação para presidente dos EUA. É o caso dos estados de Indiana e Kentucky, onde a apuração começará em breve. Em seguida, os estados do Leste do país irão encerrar totalmente a ida às urnas. As autoridades eleitorais, especialmente nos estados chamados de “pêndulo”, asseguraram seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e exortaram os eleitores a não cederem às teorias da conspiração que possam surgir.

Publicidade

Até agora, foram registrados apenas pequenos atrasos relacionados a falhas técnicas em equipamentos de votação, sem que isso tenha comprometido significativamente o andamento das eleições. A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura afirmou que não houve incidentes significativos de segurança a nível nacional até o início desta manhã.

Como está a participação dos eleitores?

A participação nas eleições de 2024 é considerável, com mais de 83 milhões de eleitores já tendo votado, de acordo com as últimas informações coletadas em 48 estados e no Distrito de Columbia. Embora esse número represente mais da metade dos votos registrados para presidente em 2020, ainda está abaixo dos números de votação antecipada daquele ano, quando cerca de 70% das pessoas votaram pelo correio ou pessoalmente antes do dia da eleição.

Nos últimos pleitos, as opções de votação antecipada e pelo correio ganharam popularidade, influenciadas pela pandemia. No entanto, este ano há um foco renovado nas votações nos próprios dias das eleições, o que pode explicar a mudança nos números relativos de participação antecipada.

Pensilvânia e Flórida: expectativa por resultados rápidos

A Flórida e a Pensilvânia emergem como estados cruciais neste ciclo eleitoral, não apenas pela sua condição de estados-pêndulo, mas também pela expectativa de uma contagem de votos ágil. O Secretário de Estado da Flórida, Cord Byrd, afirmou que os resultados estariam disponíveis antes do fim da noite, enquanto Seth Bluestein, Comissário da Cidade da Filadélfia, expressou confiança em uma apuração mais veloz do que em 2020.

Publicidade

Bluestein especulou que, caso tudo corra conforme o previsto, a contagem dos votos poderia estar concluída até meados do dia seguinte às eleições. Tal eficiência é buscada para evitar prolongadas tensões e incertezas nos resultados finais, comuns em eleições apertadas.

Como está a situação dos candidatos nos EUA?

Na corrida presidencial, a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, passou o dia engajando eleitores em estados-pêndulo por meio de entrevistas em emissoras de rádio, além de planejar um encontro familiar à noite, mantendo suas tradições durante a jornada eleitoral.

O candidato republicano, Donald Trump, demonstrou confiança em uma vitória expressiva ao falar com a imprensa após votar. Ele declarou estar bastante otimista com o resultado, embora tenha optado por não comentar sobre temas específicos, como o referendo sobre o aborto. Trump acompanhará a contagem de votos em Mar-a-Lago, seu resort na Flórida.

Publicidade

Que medidas estão sendo tomadas contra a desinformação nos EUA?

A preocupação com a integridade eleitoral se estende também à desinformação. Mais de 100 líderes jurídicos publicaram uma carta aberta, alertando os advogados para não disseminarem informações enganosas em disputas judiciais relacionadas à eleição. Eles destacaram a importância de fundamentos factuais e legais sólidos em qualquer processo.

Monitoramento adicional está sendo realizado por observadores do Departamento de Justiça dos EUA, especialmente após acordos estabelecidos com estados como o Texas para definir a presença desses monitores nos locais de votação.

Leia também: Afinal, como funcionam as eleições nos Estados Unidos?

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.