ENERGIA LIMPA

“A hora do etanol chegou”, afirma ministro do Petróleo da Índia

O combustível é renovável e acelera o processo de descarbonização do meio ambiente.

“A hora do etanol chegou”, afirma ministro do Petróleo da Índia
O etanol é considerado como o combustível verde (Crédito: Canva Fotos)

O etanol, produto oriundo da cana-de-açúcar, alcançou uma produção de 27,6 bilhões de litros na safra 2021/22, número que coloca o Brasil como segundo maior produtor do mundo, atrás apenas dos EUA. O estado de São Paulo responde por quase a metade da produção total do país. Os dados são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Publicidade

Salão do automóvel

Dedicado também a novas tecnologias em combustível, o principal salão do automóvel da Índia, a Auto 23, foi aberto ao público na sexta-feira (13), em Greater Noida, cerca de 42 km da capital Nova Déli.

Presente no pavilhão de exposição, o Brasil, por intermédio de sua comitiva, recebeu a visita do ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri.

Ele foi recebido pelo diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Única), Eduardo Leão de Sousa, e pelo diretor executivo da associação do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), Flávio Castellari, além de representantes do setor privado indiano.

“O etanol acelera o processo de descarbonização do setor de transportes”, afirmou Puri. Durante o encontro, ele ainda destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina, assim como a parceria com o Brasil para alcançar os bons resultados do programa.

Publicidade

“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou.

Em 2021, a Índia anunciou a antecipação em cinco anos, para 2025, da meta de mistura de 20% de etanol na gasolina. Paralelo a essa iniciativa, começam a circular neste ano os carros com tecnologia flexfuel, com motores que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (E100), em qualquer proporção.

Centro de Excelência

A visita do ministro Puri marcou o lançamento do Centro Virtual de Excelência em Bioenercia (CoE), iniciativa da Unica em parceria com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM, na sigla em inglês). Em 2022, ambas as entidades firmaram um memorando de entendimento para promover o etanol nos dois países e contribuir com informações técnicas para que outras nações, com vocação para essa agroindústria, possam desenvolver a tecnologia. A SIAM também é a coordenadora do Pavilhão Etanol na Auto Expo 2023.

Publicidade

“A parceria com a SIAM tem sido muito frutífera para garantir o sucesso do programa de etanol na Índia. Estamos  felizes em dedicar o CoE à Índia e esperamos que ele ajude todas as partes interessadas a adquirir informações atualizadas sobre avanços tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e sustentabilidade relacionadas à biomassa e à bioenergia”, afirmou o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.