Ícone do site

Abertura da colheita do arroz em SC indica ano de bons negócios para os produtores

Published 11/02/2023
Abertura da colheita do arroz em SC indica ano de bons negócios para os produtores

Santa Catarina deve produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de arroz na safra 2022/23, com produtividade de mais de 8,4 mil quilos por hectare (Crédito: Canva Fotos)

A partir da abertura da colheita de arroz em Santa Catarina, o Sindicato das Indústrias do Arroz do Estado (SindArroz-SC) projeta que o ano de 2023 deva trazer bons negócios no segmento, tanto para os produtores, quanto para as empresas responsáveis pelo processo de beneficiamento.

A boa produtividade registrada, aliada aos produtos de alta qualidade, faz com que o arroz cultivado em solo catarinense seja considerado um dos melhores do país.

Segundo Boletim Agropecuário divulgado pela Epagri/Cepa, Santa Catarina deve produzir pouco mais de 1,2 milhão de toneladas de arroz na safra 2022/23, com uma produtividade de mais de 8,4 mil quilos por hectare.

O presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli destaca que os números são promissores para o setor. “Eles nos fazem acreditar que teremos uma colheita muito boa, com um arroz de extrema qualidade e preços que se mantêm equilibrados. Para o produtor, a perspectiva é de uma grande safra, com bons resultados, e as indústrias também ficarão satisfeitas, pela qualidade do que foi cultivado. Todo esse trabalho é para que o consumidor tenha na sua mesa um excelente produto”, explica.

Os bons resultados contribuem, ainda, para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina, que é o segundo maior Estado produtor do cereal no Brasil e líder em produtividade.

Como um dos organizadores da 5º Abertura da Colheita do Arroz em Santa Catarina, realizada nessa quinta-feira (09) em Tubarão, o presidente da Coperativa Agropecuária do município (Copagro), Dionísio Bressan Lemos, também avalia positivamente o cenário da safra que será colhida. “Como o preço está bom, a safra é pequena e o estoque de passagem baixo, temos a expectativa de um ano positivo para o produtor, com preços bons. Podemos dizer que a safra deste ano está estável em Santa Catarina, o que faz com que os próprios produtores e o parque industrial tenham a segurança de possuir uma boa matéria prima para trabalhar durante o ano”, ressalta.

 

Sair da versão mobile