Um em cada quatro hectares do Brasil pegou fogo nos últimos 40 anos, segundo um estudo elaborado pelo MapBiomas Fogo. O levantamento ainda mostra, entre 1985 e 2023, foram 199,1 milhões de hectares queimados pelo menos uma vez no Brasil.
Hectares pegando fogo
Para efeito de comparação, este número equivale a 1,99 milhão de km² – valor maior que as áreas da Região Centro-Oeste e do estado de São Paulo somadas.
Os três municípios que mais sofreram com queimadas nesse período foram Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Félix do Xingu (PA), na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado, ainda de acordo com o documento do MapBiomas Fogo. Um hectare (ha) equivale a 10 mil metros quadrados; isto dá um quadrado com lados de 100 metros.
Dados do estudo do MapBiomas
O MapBiomas é uma iniciativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar a cobertura e uso da terra no Brasil. O MapBiomas Fogo é um departamento do instituto, onde realizam um mapeamento das áreas queimadas no Brasil.
O estudo traçou também o perfil da área afetada pelo fogo:
- 68,4% da área afetada pelo fogo no Brasil estavam em locais de vegetação nativa;
- Um terço estava em terrenos utilizados pelo homem, como por exemplo, pastagem e agricultura (31,6%);
- 60% de toda área queimada estavam em imóveis privados;
- Quase metade da área queimada (46%) está concentrada em três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão.
“A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, ou 2,2% do país, são afetados pelo fogo”, revela o estudo do MapBiomas Fogo.
Os dados mostram que cerca de 65% da área afetada pelo fogo no Brasil foi queimada mais de uma vez nas últimas quatro décadas; o Cerrado o bioma com a maior quantidade de área queimada de modo recorrente.
PARTICIPE❗
Lançamento MapBiomas Fogo (1985-2023)
Entendendo os padrões das queimadas e incêndios no território brasileiro🗓️ 18/6 (terça-feira)
🕙 14h30 (horário de Brasília)
🏢Centro de Estudos Helênicos Areté, Vila Madalena, São Paulo (SP)
📄Inscrições https://t.co/1zLTP9flk2 pic.twitter.com/qEooRZUvMJ— mapbiomas (@mapbiomas) June 12, 2024