Ícone do site

Proposta de instalação de CPI do MST é protocolada na Câmara Federal

Published 16/03/2023
Proposta de instalação de CPI do MST é protocolada na Câmara Federal

(Crédito: Foto MST Instagram/Reprodução)

Na noite desta quarta-feira (15), a proposta para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Sem-teto (MST) alcançou o número necessário de assinaturas e foi protocolada junto à mesa diretora da Casa Legislativa.

O autor do texto com a proposta para a CPI do MST, o deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), comemorou a adesão de colegas da Câmara. Nas redes sociais, ele avisou que o primeiro objetivo havia sido atingido. “Conseguimos as assinaturas mínimas e já protocolamos”, afirmou.

A proposta para a instalação da comissão contava, até a noite desta quarta-feira (15), com 172 assinaturas de deputados. A regra determina que, para ser protocolado, o pedido de abertura de CPI precisa ter apoio formal de pelo menos um terço da Câmara, ou seja, 171 de um total de 513 membros.

Com a etapa de assinaturas mínimas finalizada e o pedido protocolado, faz parte das atribuições do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ler a solicitação de instalação da CPI no plenário da Casa. Ainda não há definição sobre quando isso ocorrerá.

O parlamentar do Rio Grande do Sul foi taxativo na finalidade da já chamada CPI do MST.  “investigar a atuação do grupo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do seu real propósito, assim como dos seus financiadores”, disse.

Com o andamento da agora ação já protocolada junto à mesa diretora da Câmara,  Zucco reforça que o MST tem promovido série de invasões de terra, inclusive de propriedades rurais produtivas. Nesse sentido, cita um caso ocorrido no sul baiano.

O movimento para coleta de assinaturas a favor da CPI do MST avançou após a bancada do agronegócio anunciar apoio à questão. Em coletiva de imprensa realizada no Congresso Nacional na noite de terça-feira (14), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que o grupo seria favorável ao avanço da proposta apresentada pelo Tenente Coronel Zucco.

“Precisamos entender o que está suscitando e motivando essa onda de invasões sem precedentes na nossa história recente”, explicou Lupion. Ele ainda acrescentou desconfiar que exista uma motivação política por trás destas invasões.

Sair da versão mobile