Alerta de chuvas: São Paulo pode enfrentar maior taxa de alagamento do ano

Alerta de chuvas: São Paulo pode enfrentar maior taxa de alagamento do ano
Alerta de chuvas: São Paulo pode enfrentar maior taxa de alagamento do ano – Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

Na tarde e noite desta quinta-feira, 5 de dezembro, a cidade de São Paulo foi atingida por chuvas intensas que se concentraram principalmente nas zonas central, norte e oeste. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, até as 20 horas foram registrados oito pontos de alagamento, dos quais cinco estavam ativos e quatro intransitáveis. Os moradores dessas regiões enfrentaram um clima adverso, que trouxe transtornos e exigiu atenção redobrada nas vias.

Publicidade

Os dados coletados entre 15 e 19 horas mostraram volumes acumulados significativos de chuva em alguns bairros. Na Vila Maria/Vila Guilherme, por exemplo, foram 35,8 mm, com uma precipitação concentrada de 23,4 mm em apenas uma hora. A região da Freguesia do Ó acumulou 34,6 mm, com 17,8 mm em uma hora, enquanto no centro da cidade, na Sé, foram registrados 28,5 mm, sendo 23,3 mm em uma hora. No Mirante de Santana, na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 32 mm no mesmo período.

Como o aumento de temperatura impacta as chuvas de verão?

A temperatura também apresentou uma rápida elevação em São Paulo nesta quinta-feira. A máxima registrada pelo Inmet foi de 28,1°C, cerca de 7°C a mais que na quarta-feira anterior. Este aumento expressivo nas temperaturas agrava o cenário de chuvas de verão, típicas desta época do ano, que costumam ser intensas e causam alagamentos frequentes. No interior paulista, cidades como Dracena e Bebedouro também registraram temperaturas elevadas, de 32,3°C e 31,9°C respectivamente.

Fortaleza vive um dia de clima instável! Confira a previsão completa
Chuva – Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

Como será o clima no fim de semana?

O final de semana promete ser típico de verão em todo o estado de São Paulo. A previsão indica sol forte, calor e as tradicionais pancadas de chuva. As temperaturas devem ultrapassar os 30°C, não apenas na capital, mas também em várias regiões do interior e litoral do estado. No sábado, o sol deve predominar, com chuvas esparsas ocorrendo especialmente à tarde e parte da noite. Embora sejam isoladas, essas chuvas podem ocorrer em várias áreas do estado.

Como a frente fria afetará o clima no domingo?

Com a chegada de uma frente fria no domingo, espera-se que as nuvens de chuva se formem mais cedo no dia, com pancadas já previstas para o final da manhã e início da tarde. Este fenômeno climático afetará muitas regiões, incluindo a Grande São Paulo. Existe a previsão de chuva moderada a forte em áreas específicas do estado, como o oeste, centro, sul e leste, enquanto o litoral e o norte do estado devem ser poupados de chuvas intensas.

Publicidade

É fundamental que os moradores das regiões afetadas permaneçam atentos às orientações das autoridades e evitem áreas de risco durante os episódios de chuva intensa. Com as informações atualizadas e as previsões meteorológicas em mãos, a população pode se preparar melhor para enfrentar as adversidades climáticas que acompanham o calor do verão paulista.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.