Ícone do site

AMB avalia expulsão de desembargador que defendeu prisão de Moraes

Published 03/12/2022
AMB avalia expulsão de desembargador que defendeu prisão de Moraes

Ministro Alexandre de Moraes (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

Alguns integrantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) apresentaram, neste sábado (3), à presidente da entidade, juíza Renata Gil, um pedido de expulsão do desembargador aposentado do Distrito Federal, Sebastião Coelho, por este ter pedido a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sebastião Coelho tem sido alvo de críticas por solicitar a prisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante uma sessão da Comissão de Transparência do Senado Federal no final do mês de novembro.

Os magistrados ainda criticam a presença de Coelho em manifestações promovidas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT):

“Não é necessário lembrar que os manifestantes mobilizados no bloqueio de estradas estão praticando grave atentado contra a ordem democrática, e somente não foram dispersados completamente pela complacência das autoridades que seriam responsáveis por tal desocupação”, disseram os associados.

O desembargador pediu a prisão de Moraes na presença de congressistas, dizendo que o Judiciário abusa de um poder que não tem:

“O Senado Federal está silente. O que resta? Resta o Presidente da República convocar as Forças Armadas para efetuar a prisão de Alexandre de Moraes. (…) Ele vem cometendo crimes. Se algum dos ministros do STF der habeas corpus para Alexandre de Moraes, eles também poderão ser presos. Vai fechar o STF? Não. Convoca-se os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para substituir até que tudo se normalize. Não vamos desistir.”

 

Sair da versão mobile