Ícone do site

Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores parar de funcionar

Published 05/01/2022
Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores parar de funcionar

Na última sexta-feira (31), às 17h07, a aeronave decolou levando 182 passageiros (Créditos: David Silverman/Getty Images)

Um avião da Gol precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após decolar de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, São Paulo. O Boeing 737-800, registrado com prefixo PR-GXM, teve sua rota alterada depois de apresentar uma pane em um dos dois motores.

Na última sexta-feira (31), às 17h07, a aeronave decolou levando 182 passageiros. Durante sua subida, uma falha no motor direito foi identificada. Cerca de 35 minutos depois da decolagem, o avião fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

De acordo com o G1, eles obtiveram o áudio com a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo. Nele, pode-se ouvir um alarme na cabine de comando; alguns segundos depois, o piloto declara; “pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

Quando esta palavra é emitida três vezes, significa que a tripulação está declarando ao controle de tráfego aéreo uma situação de “emergência“. No áudio, o piloto informa que o motor direito desligou e que está voando apenas com um dos motores, aeronaves que são usadas em voos comerciais são preparadas para voar em segurança apenas com um dos motores em caso de urgência.

O piloto pede para desviar a rota do voo e pousar em Petrolina. E por precaução, solicita apoio no solo do Corpo de Bombeiros e assistência médica.

Os danos do motor do avião foram visíveis, restando distritos pela quebra das lâminas que giram dentro do motor.

Segundo o G1, a Gol foi procurada, e disse por meio de nota que devido a uma manutenção não programada, o voo 187, entre Juazeiro do Norte (JDO) e Guarulhos (GRU), realizado no dia 31 de dezembro, alterou sua rota para Petrolina (PNZ). A Gol disse que teve a necessidade de trocar o avião para continuar com a viagem. Destacou que todos que estavam dentro da aeronave foram embarcados e o voo pousou em GRU com 6h23 de atraso. Ainda disse que durante as tratativas em Petrolina, todos os passageiros ficaram na sala de embarque e tiveram alimentação. A Gol lamentou os transtornos e reforçou que todos os procedimentos feitos visam a segurança de todos. 

Sair da versão mobile