Baixa pressão na costa sul do Brasil provoca queda nas temperaturas e possibilidade de neve

Frio intenso marca o início da semana no Sul do Brasil, com temperaturas abaixo de zero e possibilidade de neve. Confira os detalhes!

Baixa pressão na costa sul do Brasil provoca queda nas temperaturas e possibilidade de neve
Baixa pressão na costa sul do Brasil provoca queda nas temperaturas e possibilidade de neve – Crédito: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Neste início de semana, uma área de baixa pressão na costa sul do Brasil, um fenômeno que não chega a ser um ciclone intenso, está contribuindo para uma queda acentuada nas temperaturas na região. A tendência é que o frio se intensifique ainda mais nesta segunda-feira.

Publicidade

O sistema de baixa pressão atua sobre o Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Sul, e está impulsionando ar mais frio e seco para o sul do país. Com a predominância de tempo aberto e ar seco, as temperaturas tendem a cair ainda mais durante a madrugada, especialmente nas áreas mais ao sul.

Como a pressão atmosférica afeta a intensidade dos ventos e do frio?

Diferentemente de ciclones mais profundos, esta área de baixa pressão possui um centro com 1010 hPa, o que significa que não é um sistema muito profundo. Por essa razão, apesar de provocar ventos, estes não são fortes o suficiente para causar grandes impactos. No entanto, a maior consequência é mesmo o frio, que deve se acentuar nos próximos dias.

Quais são as previsões para esta semana?

Com a chegada do ar seco e mais frio, a previsão é de que a Região Sul enfrente um início de semana com temperaturas baixíssimas de forma generalizada. A umidade baixa faz com que as noites fiquem especialmente frias, favorecendo a formação de geada em muitas cidades.

Na manhã de domingo, quase todas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram temperaturas mínimas entre 1ºC e 5ºC no Rio Grande do Sul. Em São José dos Ausentes, a mínima chegou a -2,5ºC, e em Pinheiro Machado, a menor temperatura foi -3,9ºC. Em Porto Alegre, a estação de Belém Novo registrou 6,7ºC.

Publicidade

A baixa na costa pode trazer neve?

Ainda que a chance seja menor em comparação com a última noite, quando nevou em São Joaquim, existe a possibilidade de novas precipitações invernais no Planalto Sul de Santa Catarina e na região de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Alguns modelos meteorológicos indicam que a circulação de umidade da baixa pressão pode favorecer estas condições.

Quais são as previsões de frio para a Região Sul nos próximos dias?

Além do Sul, o frio também fez-se sentir em outros estados. Em Santa Catarina, no Planalto Sul, as temperaturas foram negativas na madrugada. No Paraná, General Carneiro registrou -1ºC. Também houve frio intenso em Mato Grosso do Sul, com 5,6ºC em Sete Quedas, e em São Paulo, com 8,8ºC em Barra do Turvo. Confira a Previsão do Tempo para a Região Sul:

  • Rio Grande do Sul: Mínimas entre 1ºC e 5ºC, com possibilidade de geada e frio intenso durante a madrugada.
  • Santa Catarina: Temperaturas negativas no Planalto Sul e chance de neve em algumas áreas.
  • Paraná: Frio intenso com mínimas podendo chegar a -1ºC em General Carneiro.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.