direitos

Dia do Meio Ambiente: funcionários nacionais farão greve

Servidores tinham suspendido as atividades de campo, o que tem atrasado licenciamentos de grandes obras no país

Servidores das áreas ambientais decidem realizar paralisação geral no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Servidores ambientais decidem fazer paralisação geral no dia do meio ambiente – Crédito: Canva

Os servidores das áreas ambientais do Governo Federal decidiram realizar uma paralisação geral no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa decisão foi tomada após uma série de assembleias regionais da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que vem liderando um movimento por reestruturação na carreira há seis meses.

Publicidade

Anteriormente, os servidores haviam suspendido as atividades de campo, o que, conforme noticiado pela CNN, resultou no atraso de vários licenciamentos de grandes obras no país. Agora, a paralisação será geral.

Na noite de sexta-feira (31), uma carta assinada por Cleberson Zavaski, presidente da Ascema, foi enviada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires; e ao Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Joseph Batmanian. Nessa carta, Zavaski destaca que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”. Ele também observa que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Ascema Nacional (@ascemanacional)

Falta de motivos para celebrar Meio Ambiente

Zavaski menciona na carta que na próxima semana será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e que “diversos eventos estão previstos para ocorrer ao longo da próxima semana e nós, servidoras e servidores dos órgãos ambientais federais não poderíamos ficar de fora”. Ele ainda lamenta que “infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente à necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”.

Publicidade

Ao final da carta, os servidores pedem apoio à causa. Zavaski convida a ministra, os presidentes do Ibama e do ICMBio, bem como o Diretor-Geral do SFB, a apoiar a causa dos servidores, solicitando que incluam em seus discursos e pronunciamentos oficiais o reconhecimento da importância dos trabalhadores na proteção ambiental, bem como a necessidade de reestruturação, valorização e realização de concursos para a carreira. Ele ressalta que “durante esta semana, todas as atenções estarão voltadas para o Meio Ambiente, e é fundamental destacar o papel crucial desempenhado por esses profissionais”.

Assim, os servidores ambientais federais de todo o país se preparam para uma paralisação nacional, buscando um reconhecimento e valorização de sua carreira por parte do Governo.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.