
A Polícia Militar do Pará anunciou o nascimento de nove filhotes de cães da raça Pastor-belga Malinois na Maternidade Canina do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
A ninhada é composta por cinco machos e quatro fêmeas que serão treinados para atuarem em operações especiais, como combate ao tráfico de drogas, busca e captura.
Cães já estão sendo treinados
Os filhotes, agora com dois meses de vida, estão sendo acompanhados pela médica veterinária Tenente Marina. Eles começaram a introdução alimentar com 30 dias e, após iniciarem com ração úmida, já estão comendo ração seca sozinhos.
Desde os três dias de vida, os cães recebem estímulos e passam por avaliações para determinar suas aptidões, como quem chega primeiro ao alimento e quem é o mais ativo. Essa fase é crucial para identificar habilidades específicas, como faro ou caça, segundo o tenente coronel Sullivan.
“Aquele animal que tem mais ímpeto para o faro ou a caça, já será destacado, uma vez que possui habilidades específicas cruciais para o trabalho policial”, disse ao g1.

O canil da Polícia Militar do Pará foi criado em 1974 e elevado à condição de batalhão em 2020. Os animais da unidade são separados de acordo com o treinamento do batalhão, que podem envolver serviço operacional ou farejamento de explosivos e narcóticos, por exemplo.
Segundo a organização, a habilidade apurada desses animais tem sido vital para desarticular organizações criminosas e prevenir atos ilícitos que ameaçam a sociedade.
Siga a gente no Google Notícias