O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirma que a prioridade do governo federal é viabilizar a saída de brasileiros que estão na Ucrânia, alvo de ataques da Rússia desde a madrugada desta quinta-feira (24).
Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país. “Nosso foco é proteger os brasileiros e tirá-los de lá o mais rápido possível”, disse Ciro em entrevista à Folha de S. Paulo.
Até o momento, a recomendação do governo brasileiro é para que sigam orientações da embaixada e, no caso de residentes no leste ucraniano, para que se desloquem a Kiev quando houver segurança.
A embaixada da Ucrânia no Brasil cobrou o governo federal nesta quinta-feira (24) que condenasse o que chamou de “agressão russa”. Contudo, os russos são considerados parceiros estratégicos e são sócios do Brasil no Brics.
Integrantes do governo defendem que Jair Bolsonaro (PL) se mantenha neutro e evite comentar o conflito. O presidente esteve na semana passada com o mandatário russo, Vladimir Putin.
– Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 24, 2022
– Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente.