laços diplomáticos

Governador de São Paulo chega em Israel para visita oficial

Tarcísio de Freitas foi acompanhado de Ronaldo Caiado, governador de Goiás

governador
Governador de SP faz visita oficial para Israel – Créditos: Reprodução/Governo de São Paulo

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou uma visita oficial de cinco dias para Israel após ser convidado pelo primeiro-ministro local, Benjamin Netanyahu. Ronaldo Caiado, governador de Goiás, foi juntamente com ele ao Oriente Médio.

Publicidade

Agenda da viagem do governador

Além de estreitar as relações entre Brasil e Israel, o intuito da visita é “trocar experiências para o desenvolvimento de novas tecnologias no estado”, de acordo com um comunicado do governo de São Paulo. Tarcísio se encontrará com autoridades israelenses, e visitará a maior indústria aeronáutica do país.

Depois de desembarcar na tarde do último domingo (17), visitou o distrito de Jaffa. Nesta segunda (18), está em reunião com representantes da sociedade civil israelense e integrantes da comunidade judaico-brasileira que moram no território. Em seguida, viajará amanhã para Jerusalém com o intuito de conhecer o presidente de Israel, Isaac Herzog, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Já quarta-feira marcará sua visita à sede da Israeli Aerospace Industries, uma das principais indústrias globais de aviação civil e militar e desenvolvimento de tecnologia eletrônica. No fim do dia, o governador participará de um evento com a comunidade brasileira em Raanana.

Por fim, na quinta (21) Tarcísio fará uma visita à estação de saneamento de Shafdan, uma das mais modernas do mundo. O governador ainda terá um encontro com o ministro das Relações Exteriores do país, Yisrael Katz. No mesmo dia, também passará por locais históricos como o Museu do Holocausto, o Monte das Oliveiras, e a Biblioteca Nacional Israelense.

Publicidade

O retorno do governador a São Paulo acontecerá no início da madrugada de sexta (22). Durante a passagem de Tarcísio por Israel, o vice-governador Felicio Ramuth assume o comando da gestão paulista como governador em exercício.

Contexto

A visita acontece em meio um período turbulento nas relações diplomáticas entre Brasil e Israel. Depois que Lula comparou a guerra entre Israel e Hamas ao Holocausto, o país fez um pedido de retração ao presidente, nomeando-o uma “persona non grata”. O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, voltou para a América do Sul após a crise diplomática.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.