Ícone do site

Idosa é resgatada após 27 anos de trabalho análogo à escravidão

Published 07/12/2022
Idosa é resgatada após 27 anos de trabalho análogo à escravidão

Força-tarefa libertou idosa de trabalho análogo à escravidão em Ribeirão Preto (Crédito: Divulgação/MPT)

Uma idosa de 82 anos foi resgatada de uma residência em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, após 27 anos de trabalho análogo à escravidão. De acordo com as autoridades, a mulher estava na residência de uma médica e de um empresário da cidade.

De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (7) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a empregada doméstica não teve acesso a salário e a folgas por quase três décadas. Ainda segundo o MPT, a idosa trabalhava em um regime análogo à escravidão com a esperança de que a patroa estivesse juntando dinheiro para que ela realizasse o sonho de comprar uma casa própria.

Na sexta-feira (2), a Justiça bloqueou R$ 815,3 mil em bens dos acusados e determinou que este montante seja transferido para a idosa, com o “objetivo de reparação pelos abusos praticados pelos empregadores”, informou o órgão responsável.

Segundo o g1, no depoimento a vítima contou que os patrões enviavam aproximadamente R$ 100 por mês ao seu irmão, que mora na cidade de Jardinópolis, a cerca de 20 quilômetros de Ribeirão Preto.

A investigação conduzida pelo procurador Henrique Correia e pelos auditores fiscais do trabalho Sandra Ferreira Gonçalves, Jamile Virgínio e Cláudio Rogério Lima Bastos, partiu de uma denúncia anônima.

“Mulher, negra, de origem humilde, analfabeta, ela é mais um exemplo de interseccionalidade, uma vez que evidencia a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade, as quais permitiram que tantos anos se passassem sem que a presente situação de exploração fosse descoberta pela comunidade que rodeava a família”, disse o procurador Henrique Correia.

Sair da versão mobile