O presidente Jair Bolsonaro (PL) está no Recife, para acompanhar os trabalhos de busca e salvamento por desaparecidos, contabilizando todos os estragos do local. O número de mortos chega a 91. São cinco mil desabrigados e desalojados, com o total de 14 cidades em situação de emergência.
Na noite deste domingo (29), o governo do estado de Pernambuco anunciou o repasse de R$ 100 milhões para as cidades atingidas. Segundo a Band News, o dinheiro dever ser utilizado na operação de busca por desaparecidos e na reconstrução da infraestrutura local atingida.
A região enfrenta fortes chuvas há uma semana, sendo reflexo das chamadas Ondas de Leste. O Distúrbio Ondulatório de Leste é um sistema meteorológico que canaliza os ventos vindos da África e provoca a formação de nuvens carregadas, por conta da circulação de umidade na atmosfera. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Exército se concentram em 12 pontos de buscas, sedo o maior na região do Jardim Monte Verde, localizada entre Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, está em Pernambuco para reconhecer a situação de emergência das cidades afetadas o mais rápido possível. Ronaldo Bento, ministro da Cidadania anunciou nesta segunda-feira (30) que o governo feral repassará R$ 500 mil para a recontrução do estado de Pernambuco.
– Tragédia das chuvas em PE e AL.
– O nosso Governo disponibilizou, desde o primeiro momento, todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluído as Forças Armadas.
– Na manhã de segunda (30/maio) me deslocarei para Recife para, in loco, melhor se inteirar da tragédia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 29, 2022