PESQUISA

Levantamento aponta crescimento da população de rua em São Paulo

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo contesta os dados, afirmando que o CadÚnico é cumulativo e autodeclaratório

André Dias, coordenador do observatório, atribui esse aumento à falta de políticas públicas específicas para essa população vulnerável
Levantamento aponta crescimento da população de rua em São Paulo – Crédito: Tânia Rego / Agência Brasil

Um levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, vinculado à UFMG, mostrou um aumento de 64,8 mil para 76,6 mil pessoas vivendo nas ruas de São Paulo entre 2023 e 2024, conforme o Cadastro Único (CadÚnico). O estudo também revelou um crescimento nacional de 261,6 mil para 293,8 mil pessoas em situação de rua no mesmo período.

Publicidade

André Dias, coordenador do observatório, atribui esse aumento à falta de políticas públicas específicas para essa população vulnerável, como moradia, trabalho e educação. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo contesta os dados, afirmando que o CadÚnico é cumulativo e autodeclaratório. Segundo o censo municipal de 2021, havia 31,8 mil pessoas em situação de rua na cidade.

De acordo com a Agência Brasil, a secretaria também destacou que São Paulo tem a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento e 1,4 mil equipamentos para atendimento a pessoas em vulnerabilidade social.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.