Símbolo Nacional

Lula diz que bandeira tem um único dono: “O povo brasileiro”

O então candidato petista já havia afirmado, em setembro, que tinha “fé que o Brasil [reconquistaria] sua bandeira, soberania e democracia”.

Lula diz que bandeira tem um único dono: “O povo brasileiro”
Lula durante campanha no Rio de Janeiro (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo homenageando a bandeira do Brasil nesta segunda-feira (21), em suas redes sociais. O então candidato petista já havia afirmado, em setembro, que tinha “fé que o Brasil [reconquistaria] sua bandeira, soberania e democracia”.

Publicidade

“O verde e amarelo pertencem a todas as cores deste país. Nossa bandeira é pátria, mãe gentil. Ela é minha, é sua. Ela é a esperança. E vai voltar a tremular no alto no mundo, enchendo de orgulho o seu único dono. O povo brasileiro”, diz a atriz Marieta Severo, que narra o vídeo de Lula sobre a bandeira.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua base de apoio utilizaram a bandeira nacional, bem como a camiseta da seleção brasileira de futebol, durante o período de campanha antes das eleições. Segundo informações do site Poder360, recentemente, no dia 14 de outubro, o chefe do Executivo mandou funcionários estenderem uma bandeira do Brasil na fachada do Palácio do Planalto.

Segundo uma decisão do dia 15 de julho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), a legislação brasileira não apresenta nenhuma restrição sobre qualquer uso da bandeira, já que é um símbolo nacional. O entendimento se baseou no artigo 13, parágrafo 1º da Constituição Federal.

 

Publicidade