Tráfico de drogas

Mafioso Rocco Morabito é extraditado pela PF

Rocco Morabito estava sendo procurado pela Justiça há mais de 23 anos. Para que o STF aceitasse o pedido de extradição, a Itália deveria cumprir alguns requisitos exigidos pela legislação brasileira.

Mafioso Rocco Morabito é extraditado pela PF
Rocco Morabito sendo extraditado em Brasília (Crédito: Divulgação/PF)

A extradição de Rocco Morabito, mafioso que foi condenado a 103 anos de prisão na Itália, foi feita pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (5). Morabito estava preso em Brasília, mas foi mandado em uma aeronave do governo italiano para o país natal. Ele foi condenado por estar envolvido em crimes de tráfico de drogas. 

Publicidade

O governo da Itália entrou com o pedido de extradição de Morabito alegando que o criminoso deve cumprir pena de quatro condenações por tráfico de drogas internacional e por envolvimento com organização criminosa de Milão. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o pedido do país europeu. 

Rocco Morabito estava sendo procurado pela Justiça há mais de 23 anos. Para que o STF aceitasse o pedido de extradição, a Itália deveria cumprir alguns requisitos exigidos pela legislação brasileira. Portanto, ficou acordado entre os governos que Morabito irá cumprir o período máximo de 30 anos de cumprimento de pena. 

Rocco estava foragido desde 2019. Nessa época ele vivia em um presídio no Uruguai desde de 2017, porém, dois anos depois ele conseguiu escapar. Desde então, ele era um dos traficantes mais procurados pela Interpol. Em maio de 2021, o mafioso foi encontrado em um hotel em João Pessoa, PB, e foi preso.

Publicidade