Peste Suína

Itália vai abater javalis em Roma para conter doença

A peste suína é uma doença inofensiva para seres humanos, mas muitas vezes, fatal para porcos.

italia-vai-abater-javalis-em-roma-para-conter-peste-suina-africana
Javali (Crédito: Canva)

A Itália irá realizar um abate de javalis em Roma depois que a peste suína africana foi encontrada em um dos milhares de animais que vivem na capital italiana, segundo disseram autoridades locais nesta segunda-feira (9). No início do ano um surto da doença mortal dos porcos aconteceu na Itália e, na semana passada, surgiu um caso em Roma, que provocou temor de epidemia.

Publicidade

A vice-ministra da Saúde, Andrea Costa, disse que disseminação de javalis é um problema em toda a Itália e que mesmo com as preocupações com os direitos dos animais é necessário abater em larga escala. De acordo com a CNN, Andrea Napoletano, uma assessora próxima do presidente da região do Lácio disse que o plano é diminuir os porcos. Nessa região, as lixeiras foram cercadas, pois a população de javalis muitas vezes procuram comida nas latas de lixo.

Em um comunicado, a região do Lácio afirmou que dos 16 testes feitos nos animais, dois provavelmente são peste suína que é uma doença inofensiva para seres humanos, mas muitas vezes fatal para porcos. Essa doença teve origem na África e se espalhou para Europa e Ásia, matando milhões de porcos. Em janeiro a China chegou a suspender a importação de carne suína da Itália depois de detectar a doença em um javali.

 

 

Publicidade