Nhoque da Fortuna é tradição no Brasil. Trata-se, ainda de uma poderosa simpatia:’reza a lenda’ que, quem comer, em pé, as sete primeiras unidades da massa no dia 29 de cada mês, pode fazer um pedido para cada uma delas. Diz a tradição popular que, comer nhoque todo o dia 29 do mês atrai fartura. Aqueles que quiserem atrair prosperidade financeira, devem colocar dinheiro embaixo do prato.
História do nhoque da fortuna
O prato, feito com batatas e farinha tem origem no Oriente Médio. No entanto, se popularizou quando os romanos que levaram a receita para Itália. Assim, o nhoque se tornou uma iguaria tipicamente italiana. Em seguida, com a migração dos italianos para outros continentes, o prato foi sendo cada vez mais conhecido em outros países.
Segundo a lenda, tudo começou em um dia 29. No século IV, São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de alimentos. Assim, bateu de porta em porta pedindo comida, como um andarilho.
Uma família, com pena do homem, o deixou entrar, apesar das desconfianças e com pouca comida para repartir. A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um. Em troca, o santo deixou, sem avisar a ninguém, uma lembrança: um punhado de moedas de ouro embaixo de cada louça.
Após rodar o mundo, a história do nhoque da fortuna se transformou em um ritual que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer as sete massas ao final de cada mês.
* Matéria publicada originalmente em Bons Fluidos.