Uma nova frente fria que se aproxima do Brasil nesta terça-feira (25) deve causar uma queda de mais de 10°C nas temperaturas máximas nas capitais das regiões Sul e Sudeste.
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, as frentes frias desta época do ano são caracterizadas principalmente pelo arrefecimento do clima, mais do que pela precipitação. “É o caso de agora, esfria até que bem – em comparação com o que temos observado nas últimas semanas – e quase não chove“, disse ao g1.
Como a frente fria afeta as temperaturas?
O padrão de “gangorra” climática, como descrito por especialistas, é uma realidade nesta semana. Inicialmente com uma frente fria que trouxe uma diminuição das temperaturas nesta terça-feira, espera-se que o calor retorne brevemente no meio da semana antes do próximo declínio térmico.
Quem mora na cidade de São Paulo deve se preparar para uma semana biruta em relação a variação de temperatura. Do calor ao friozinho, a semana vai exigir grande variedade de tipos de roupas. A resistência corporal será posta à prova!https://t.co/obDixtD8xD pic.twitter.com/C6YZLzudAw
— CLIMATEMPO (@climatempo) June 25, 2024
Luengo alerta que, embora temporário, o frescor da última frente fria deve ser consideravelmente mais sentido, permanecendo até a próxima semana. “A frente fria prevista para o fim de semana é mais forte, e o ar frio dela deve ficar mais tempo por aqui. Os efeitos dela devem durar ao menos até quarta ou quinta da próxima semana“, afirmou ao portal.
“Sul, Sudeste e parte do Mato Grosso do Sul vão observar uma queda significativa nas temperaturas. Mas, lá para o centro do Brasil, essa nova frente fria nem deve ser sentida“, pontuou o meteorologista. Dessa forma, cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis vão observar declínios consideráveis, com a capital paulista esperando uma diferença de até 10°C em relação ao dia anterior.
- Terça-feira: Notável declínio, com São Paulo não ultrapassando os 18°C.
- Curitiba apresentando uma máxima de 16°C.
- Quedas de cerca de 6°C no Rio de Janeiro e em Florianópolis.
Redução de chuvas e risco de geadas no Sul
Outra consequência direta do avanço das massas de ar frio é a diminuição das chuvas na região Sul, conforme relatado por Luengo, e uma chance considerável de geadas no extremo sul do país. Contudo, espera-se que a precipitação retorne com força na quarta-feira (26), junto com um novo reforço da frente fria na quinta-feira (27), reforçando o clima frio acentuado pela região.
Siga a gente no Google Notícias