
Esta segunda-feira (11) marca a chegada de mais uma onda de calor no Brasil. Com as massas de ar quente se aproximando, as temperaturas podem ficar de 5°C a 10°C acima da média em vários estados do país. Prevista para durar até a próxima sexta-feira (15), esta será a terceira onda de calor em 2024.
Águas de março
Março é o mês de transição entre verão e outono no Hemisfério Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso significa que mudanças rápidas meteorológicas são esperadas nessa época do ano.
A MetSul, consultora de tempo e clima no Brasil, compartilhou que a região centro-sul será a mais afetada pelas altas temperaturas. A massa de ar quente prevalecerá em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, parte de Goiás e Minas Gerais, cujas temperaturas podem chegar até 40ºC.
“Esta bolha de calor de agora vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. O período de calor excessivo será prolongado em vários estados, uma vez que vai se estabelecer um bloqueio atmosférico que vai impedir o avanço de frentes frias, levando à sequência de muitos dias seguidos de temperatura muito acima das médias históricas”, explica a MetSul.
Além disso, o calor também estará presente nas áreas populosas. São Paulo terá altas temperaturas até o fim do verão, e o clima vai esquentar ainda mais no interior. Longe das grandes cidades, a máxima pode ser de até 40ºC.
Como se cuidar durante as ondas de calor?
Em períodos de alta temperatura, pessoas vulneráveis ficam sujeitas a diferentes riscos de saúde. A MetSul recomenda que os cidadãos evitem exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Similarmente, é preciso vestir roupas leves, passar protetor solar e manter o corpo hidratado.
Ainda assim, é possível superaquecer o corpo por esforço físico ou muito tempo no sol e ter uma insolação. Neste caso, o paciente deve colocar os pés para o alto, usar bolsas de gelo e se refrescar pulverizando água.