O novo sistema de alerta de emergências do país deve entrar em operação até dezembro para os estados das regiões Sul e Sudeste, visando o período de maior incidência de chuvas no verão. Até lá, a Defesa Civil testará o sistema em dez pequenos municípios brasileiros escolhidos pelo histórico de desastres e a capacidade de resposta das defesas civis.
Gustavo Borges, superintendente da Anatel, afirmou em entrevista ao G1 que a expectativa é expandir o sistema para toda a região Sul e Sudeste até novembro ou dezembro. O sistema emitirá alertas com sons e mensagens pop-up nos celulares compatíveis, dentro das áreas de risco delimitadas pela Defesa Civil.
Celulares comprados a partir de 2020, que operam em redes 4G e 5G, já são compatíveis com a tecnologia. “O importante é que essa mensagem não requer um cadastro do usuário. Então, se você estiver com um celular compatível, com uma rede 4G e 5G e em cobertura, essa mensagem vai chegar para você”, explicou Borges.
Alerta via SMS
Os alertas via SMS continuarão, mas exigem cadastro prévio e são reservados para situações muito graves. Restam duas pendências para o lançamento: treinamento das defesas civis e um plano de comunicação, ambos conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.
Borges explica: “ocorre que, por exemplo, você tem diversas movimentações, sai de municípios, troca de estado, está em outros locais. Essa é uma fragilidade hoje do SMS, enquanto o cell broadcast [novo sistema] vai identificar todas as pessoas que estiverem naquela região de risco mesmo que você não tenha feito um cadastro e vai disparar a mensagem”.
O Cenad, focado na crise no Rio Grande do Sul, deve iniciar os testes nos dez municípios em breve, começando com um alerta de demonstração para explicar o sistema.
Sob orientação do presidente @LulaOficial, um dos principais focos do trabalho do governo federal é desburocratizar processos para agilizar a chegada do apoio às cidades atingidas pelas enchentes. Junto com o ministro @waldezoficial e o secretário Wolnei Wolff, já implementamos a… pic.twitter.com/5giUGKmMa7
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 21, 2024