As recentes chuvas no Rio Grande do Sul trouxeram consigo um aumento dramático no número de fatalidades, elevando para 179 o total de mortes, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado. Além disso, ainda há 34 pessoas desaparecidas.
Este evento climático tem afetado massivamente a região, com 478 municípios gaúchos e cerca de 2,3 milhões de indivíduos impactados diretamente pelas enchentes devastadoras. A situação alarmante mobilizou ações imediatas da Defesa Civil, que está intensificando as estratégias de prevenção à população afetada.
Como as enchentes estão afetando o Rio Grande do Sul?
As enchentes, fenômenos naturais infelizmente comuns em certas épocas do ano, têm mostrado uma face particularmente severa neste período. As comunidades locais enfrentam não apenas a perda de entes queridos, mas também danos significativos em suas propriedades e infraestrutura local, o que reforça a necessidade de medidas preventivas e de alerta mais robustas.
Novas medidas de alerta implementadas pela Defesa Civil
Com a intenção de fortalecer a rede de segurança para os habitantes do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil implementou um sistema eficiente para enviar alertas meteorológicos. Os interessados em se manter informados sobre as condições climáticas podem agora se cadastrar de duas formas principais:
- Envio de SMS: Moradores podem enviar um SMS com o CEP de sua localidade para o número 40199. Após este passo, receberão uma confirmação e serão incluídos na lista para receber atualizações.
- Cadastro via WhatsApp: Também é possível registrar-se através do número (61) 2034-4611. Após enviar um “Oi” para o número, os usuários devem seguir as instruções para compartilhar sua localização e receber alertas.
Siga a gente no Google NotíciasAlerta para chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Válido até as 10h de segunda-feira, 24 de junho. Emergência 190/193.
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. pic.twitter.com/dL6nlKD6SX
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) June 24, 2024