A noite de terça-feira (18) foi marcada por um assalto violento no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul (RS). Um grupo de cerca de oito a dez indivíduos, fortemente armados, interceptou um carro-forte que transportava uma quantia significativa de dinheiro, estimada em R$ 30 milhões, conforme o jornal Zero Hora. Este valor vinha de Curitiba, transportado por uma pequena aeronave, e pertencia a um banco privado.
O sargento Fabiano Oliveira, de 47 anos, do 12º Batalhão de Polícia Militar, foi morto ao confrontar os criminosos. Além dele, um dos assaltantes, que tentou escapar utilizando uma caminhonete com adesivos falsificados da Polícia Federal, também foi abatido durante o enfrentamento.
A Brigada Militar prestou homenagem ao segundo sargento Fabiano Oliveira, que morreu em um confronto com criminosos durante um assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul. O sargento, que fazia parte da força tática do primeiro BPM, deixa esposa e filho. A cerimônia… pic.twitter.com/WaDv550W1T
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) June 21, 2024
Como ocorreu o assalto ao carro-forte?
Durante o incidente, os assaltantes utilizaram equipamentos pesados, incluindo um fuzil Barrett M82 de calibre .50, e trajes que simulavam ser de agentes federais. Tais elementos foram cruciais para que conseguissem facilitar o acesso ao local e executar o assalto rapidamente. Testemunhas relatam que viram os criminosos, encapuzados e vestidos de preto, enquanto manobravam pelo aeroporto.
#URGENTE – Tentativa de assalto a carro forte no aeroporto de Caxias do Sul: 10 assaltantes disfarçados de policiais federais invadiram o local. Foram vistos com armas pesadas como Barret .50 e capacetes balísticos. Houve troca de tiros com a Brigada Militar, resultando em 1… pic.twitter.com/ieMXa8drah
— Gabriel Almeida🇧🇷🇺🇸 (@gabri_almeida95) June 20, 2024
Quais medidas estão sendo tomadas pelas autoridades?
Desde o evento, a Polícia Federal junto às autoridades locais têm intensificado as buscas. Barreiras foram estabelecidas na tentativa de localizar os fugitivos, enquanto equipes de choque cuidaram de resgatar três reféns mantidos no local durante o ataque. As investigações estão em curso, e o nome de um dos criminosos, natural do Piauí e com histórico de delitos em São Paulo, foi mantido em sigilo para não comprometer as diligências.
Quais são os próximos passos para a segurança do aeroporto?
Após o ocorrido, o terminal de passageiros e as pistas foram fechados temporariamente para uma varredura detalhada, sem previsão para a retomada das operações normais. A prefeitura e a empresa responsável pela segurança do valor, Protege, têm trabalhado de forma conjunta para revisar e fortalecer as medidas de segurança, de modo a evitar futuros incidentes.
“O aeroporto está fechado nesta manhã por determinação da Polícia Federal para varredura de toda área em razão da ação na noite de ontem. Não há previsão de conclusão dos trabalhos“, informou a prefeitura de Caxias do Sul.