O prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira (União Brasil), foi assassinado a tiros na pequena cidade do Oeste do Rio Grande do Norte. O político, de 38 anos, foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde em Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. A confirmação da morte foi dada pela Polícia Civil por volta das 13h.
O pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, também estava presente no momento do crime e foi baleado, vindo a falecer em seguida. A Delegacia de Alexandria foi destacada para investigar o caso, mas até o momento, os detalhes sobre como se deu o duplo homicídio não foram divulgados pelas autoridades.
Mobilização das forças de segurança
A Secretaria Estadual de Segurança Pública emitiu uma nota informando que equipes da Polícia Militar e Polícia Civil estão empenhadas em identificar, localizar e prender os criminosos responsáveis pelo assassinato de Marcelo Oliveira e seu pai.
A tragédia gerou grande comoção entre os mais de 2 mil habitantes do município de João Dias, o terceiro menor do Rio Grande do Norte, de acordo com dados do IBGE. Em 2022, a cidade contava com apenas 294 pessoas empregadas, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.
Quem era o prefeito Marcelo Oliveira?
Marcelo Oliveira foi eleito prefeito de João Dias pela primeira vez em 2020. No entanto, ele renunciou após apenas seis meses no cargo, alegando ter sido coagido a desistir da função sob ameaças da família da então vice-prefeita, Damária Jácome. Em outubro de 2022, conseguiu retornar ao posto após recorrer à Justiça.
Marcelo estava agora tentando a reeleição para o cargo nas eleições de 2024, representando o partido União Brasil. Ele era casado e residia em João Dias.
Damária Jácome, filha de Laete Jácome, atual presidente da Câmara Municipal de João Dias, também é candidata à prefeita nas próximas eleições. Damária concorre pelo partido Republicanos e disputa o cargo com um histórico político diretamente relacionado aos eventos que levaram à renúncia temporária de Marcelo em 2020.
Siga a gente no Google NotíciasO clima no município de João Dias é de tensão. Após a morte do prefeito Marcelo Oliveira e de seu pai, há relatos de pessoas armadas nas ruas querendo vingança. Um veículo foi encontrado incendiado. Reforço policial foi enviado para evitar um novo derramamento de sangue. pic.twitter.com/vIceYhC64J
— Blog do Ismael Sousa (@ismaelsousa) August 27, 2024