Uma passageira tentou embarcar com um botijão de gás em um voo da GOL no aeroporto internacional de Recife, com destino a São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (23). A cena foi gravada por um funcionário do aeroporto e ganhou repercussão nas redes sociais.
No vídeo, o funcionário abre uma caixa que a passageira pretendia despachar, ou seja, levar no porão da aeronave de seu voo, e, de dentro da caixa, ele retira o botijão. Após a abertura, o funcionário explica à passageira: “Isso aqui não pode ser despachado não. Certo? Isso aqui é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desse. Não pode embarcar não.”
Em nota, a GOL informou que o funcionário, “em procedimento padrão de segurança, identificou que a bagagem possuía item perigoso e, de pronto, comunicou à cliente que o mesmo não poderia ser despachado, pois representaria um risco ao voo. Todo o procedimento transcorreu de forma tranquila e a cliente embarcou normalmente”.
Botijões e outros tipos de recipientes de armazenamento sob pressão fazem parte da lista de itens proibidos de serem despachados no porão ou levados na cabine do avião. A restrição acontece pois a aeronave encontra cada vez menor pressão atmosférica conforme sobe no voo e, com isso, pode haver a explosão do recipiente por manter gás ou ar preso em maior pressão dentro de si.
Mulher tenta despachar botijão de gás em voo da Gol de PE a SP
— Diário da CPTM ???? (@DiariodaCPTM) March 24, 2022
Ao fundo, é possível ouvir a mulher respondendo: "Nem vazio?" https://t.co/L8gh5Vmddt pic.twitter.com/JQbFTg5GFs