A Polícia Militar (PM) iniciou nesta terça-feira (27) uma grande operação em várias comunidades do Rio de Janeiro dominadas pelo Comando Vermelho (CV), que é a maior facção do tráfico do estado. Foram relatados diversos tiroteios nesses locais.
Segundo o portal g1, a PM tenta prender chefes do CV responsáveis pelas recentes disputas por territórios no estado, sobretudo na Zona Oeste da capital fluminense. Um dos alvos é Edgar Alves de Andrade, o Doca. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre prisões ou apreensões.
Até a última atualização desta reportagem, 4 suspeitos tinham sido mortos em um cerco, outros 4 foram baleados em confronto, e um policial militar acabou atingido no braço.
A PM atuou nas seguintes comunidades:
- Complexo do Alemão, na Zona Norte;
- Complexo da Penha, na Zona Norte;
- Juramento, Juramentinho e Ipase, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte;
- Flexal, em Inhaúma, na Zona Norte;
- Guaporé, Tinta e Quitungo, em Brás de Pina e Cordovil, na Zona Norte;
- Cidade de Deus, na Zona Oeste.
Os traficantes atearam fogo em barricadas para tentar conter o avanço dos agentes policiais nestes locais, e colunas de fumaça podiam ser avistadas de longe.
No Complexo do Alemão, a Avenida Itararé, que corta o local, foi fechada pelos policiais. Na noite de segunda (26), a PM fez um cerco nos acessos da Rocinha, a fim de impedir a movimentação de bandidos.
Equipes do #2ªCPA realizam uma operação nas Comunidades Cidade de Deus, Juramento, IPASE e Trem. #ServireProteger pic.twitter.com/IWNs91FSpa
— @pmerj (@PMERJ) February 27, 2024